17/11/2017

Diretriz: Promoção da internacionalização das empresas brasileiras

Período 3: março 2017 / outubro 2017

Promoção de negócios e investimentos

O estudo realizado pela CNI e FGV-EAESP, Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras, analisou os principais entraves à competitividade internacional, a partir de uma pesquisa com empresas exportadoras, sendo 63,8% das respondentes micro ou pequena empresas. Entraves mercadológicos estavam dentre as categorias identificadas, para os quais, segundo a pesquisa, valorizam-se as ações de promoção de negócios como meio de solução. Além disso, ações de atração de investimento e capacitação empresarial também são iniciativas que impactam positivamente a competitividade e que são meios de promover a internacionalização das empresas.

Neste contexto, a CNI atua em duas grandes linhas de atuação influenciar políticas comerciais e apoiar serviços de internacionalização de empresas. Dentre ele destacam-se, no que diz respeito à promoção da internacionalização: as atividades de promoção de negócios, bem como a área de promoção de investimentos, tanto de empresas brasileiras no exterior, como de empresas estrangeiras no Brasil, que podem por sua vez, impactar na internacionalização de empresas brasileiras, seja por meio da geração de concorrência, intercâmbio de conhecimento ou até mesmo, parcerias diretas, como transferência de tecnologias, acordos comerciais, joint-ventures, dentre outros modelos de interação.

Dentre as ações promovidas pelo Centro Internacional de Negócios, destacam-se:

Seminário México: Oportunidades de Negócios e Internacionalização, no qual foram apresentadas oportunidades de negócios, ambiente e vantagens de internacionalização e aspectos legais e tributários dos negócios no México, contando com a participação de 46 empresas brasileiras, o que demonstra a relevância para o Brasil das negociações preferenciais com o México.

Seminário Argentina: Oportunidades de Negócios e Internacionalização, no qual foram apresentadas oportunidades de negócios e de internacionalização na Argentina e suas diferentes regiões; além de informações sobre o ambiente de negócios e os procedimentos de abertura de empresas na Argentina. O país vizinho, tem se aproximado cada vez mais do Paraná, tendo em vista que as mudanças políticas no Brasil e na Argentina abrem novas oportunidades para a retomada da agenda econômica de ambos países e Mercosul, como prova disso, se dá a instalação da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços Brasil Argentina do Estado do Paraná no presente ano.

A 20ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão teve como objetivo discutir propostas para melhoria do ambiente de negócios entre Brasil e Japão e estabelecer relacionamentos com vistas a novos negócios. Outro evento que demonstra o interesse japonês no mercado brasileiro, é a Missão de prospecção Paraná-Japão que contou com a participação de mais de 40 empresas paranaenses e 11 empresas japoneses com interesse comerciais, investimento e parcerias. Vale destacar, que o Japão também está no radar das negociações brasileiras, no que diz respeito à acordos de parceria econômica e revisão do acordo de dupla tributação de 1967.

Por fim, a Missão prospectiva da Alemanha no Paraná, teve como propósito a promoção de parcerias entre empresas alemãs e paranaenses nos setores de bebidas, automação industrial, tecnologias fotovoltaicas, desenvolvimento urbano e sustentabilidade. No evento estiveram presentes mais de 30 empresas paranaenses e 6 empresas alemãs, além de instituições de pesquisa e representação industrial e comercial. A Alemanha está dentre as principais origens de importações do Paraná, o que demonstra sua relevância no processo de internacionalização de empresas, além disso, o país está na pauta de renegociação de acordo previdenciário e para evitar a dupla tributação.

Referências:

file:///C:/Users/danniele7809/Downloads/agendainternacionalindustria2017_web%20(2).pdf

file:///C:/Users/danniele7809/Downloads/desafios_a_competitividade_das_exportacoes_brasileiras%20(2).pdf

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.