26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Melhoria da política de comércio internacional

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Os acordos comerciais são instrumentos de facilitação da troca de mercadorias e serviços, com algumas regras previamente acordadas entre as partes. Busca-se a negociação ganha-ganha e, com isso, as indústrias de ambas as partes terão mais chances de realizar negócios.

A sobrevivência de muitas empresas depende da expansão para o mercado internacional. A decisão de internacionalizar é uma escolha cautelosa, porque existe um conjunto de fatores que interfere no processo, que podem ser econômicos, sociais e políticos, onde somente os governos podem interferir. A busca da internacionalização é importante para o aumento da produtividade e da rentabilidade das empresas, mas requer esforço de transformação delas (SOBEET, 2007).

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) participa do monitoramento das ações do Governo Federal quanto aos acordos internacionais. A participação contínua na Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), grupo com 170 membros interessados em influenciar as estratégias brasileiras de integração internacional, permite que a Fiep monitore o que o Governo Federal está realizando para o comércio internacional, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A CEB é formada por entidades de classes, como associações, federações e sindicatos, e por empresas de diferentes setores; a CNI é responsável por promover e moderar as discussões que ocorrem no âmbito da CEB, convoca as reuniões, sugere as discussões e contribui para a avaliação técnica de temas de diferentes setores (CNI, 2017).

Os atuais acordos do Brasil que estão em andamento são: Mercosul-União Europeia; Aprofundamento do ACE 53 (Brasil-México); Ampliação do ACP Mercosul-Índia; Consulta Pública Japão e Coreia do Sul e Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos. Todas as informações desses acordos e outros que estão em processo de ampliação ou proposta podem ser consultadas no site da CNI (http://negint.cni.org.br/negint/usuario/acordos/consultaAcordos.faces), que conta com dados completos e detalhados.

Atualmente, há mais de 30 acordos internacionais entre países em todo o mundo, e a Organização Mundial do Comércio (OMC) disponibiliza alguns deles para consulta no site (www.wto.org/english/tratop_e/region_e/region_areagroup_e.htm). Ao negociar com outros países, recomenda-se que a empresa tenha conhecimento dos acordos dos quais aquele país faz parte e quem são seus parceiros comerciais, como estratégia de negociação e verificação de vantagens competitivas.

Ainda através dos acordos, algumas barreiras comerciais podem ser minimizadas, simplificadas ou harmonizadas de forma a tornar o comércio entre as partes mais ágil e menos oneroso. Muitas empresas deixam de ofertar seus produtos e serviços fora do país, devido à burocracia e às inúmeras barreiras existentes, bem como à necessidade de se tornarem mais competitivas no mercado interno.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.