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26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Promoção da internacionalização das empresas brasileiras

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Agenda Internacional e a atração e promoção de investimento

A Agenda Internacional da Indústria é uma publicação que apresenta as prioridades para a atuação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na promoção internacional de empresas brasileiras, frente à conjuntura atual do contexto doméstico e internacional. As atividades que compõem a Agenda Internacional da Indústria podem ser classificadas em duas grandes linhas de atuação: influência sobre políticas comerciais e serviços de apoio à internacionalização de empresas.

Um dos serviços de apoio à internacionalização de empresas é a atração e promoção de investimento. Nesse contexto, foi implantado nos últimos dois anos o programa Brazil4Busines em dez federações de indústrias, dentre elas a do Paraná, o qual é operacionalizado pelos centros internacionais de negócios.

O programa congrega os serviços de apoio ao investidor e reúne as competências necessárias para contribuir na identificação de oportunidades de investimentos diretos no Brasil e para oferecer apoio e assessoria a potenciais investidores.

A prospecção ativa de investidores era tida como uma das prioridades para 2016 e, com o amadurecimento do programa, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) se ateve a este objetivo, promovendo e colaborando com ações que permitissem alcançar potenciais investidores.

A primeira delas foi a Missão Empresarial ao Japão, composta por um total de 20 pessoas, dentre empresários e representantes do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep, com foco na infraestrutura logística, especialmente de portos e ferrovias japoneses. Nesta missão foi possível buscar melhores práticas no sistema portuário e ferroviário japonês, bem como apresentar às grandes empresas as oportunidades de investimentos do Plano Estadual de Logística em Transporte do Paraná – PELT 2035, o qual contém cerca de 120 propostas de projetos e intervenções nos diferentes modais sugeridos a partir de discussões e estudos realizados por lideranças setoriais, órgãos federais, estaduais e municipais, especialistas em cada modal.

Também houve a participação no World Congress on Information Technology (WCIT), evento internacional que está em sua 20ª edição e pela primeira vez realizado no Brasil e América Latina, que é organizado em quatro pilares principais: palestras, exposições, encontros B2B e eventos sociais com participação de empresas e instituições de cerca de 80 países. Na ocasião, a Fiep teve a oportunidade de participar de reuniões individuais com empresas estrangeiras para apresentar o ecossistema de inovação existente no estado do Paraná pertinente ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao Setor de Tecnologia da Informação.

A Fiep participou também, em parceria com a Associação Comercial do Estado do Paraná, da Missão de Oportunidades de Investimentos entre Brasil e Espanha (Madri/Ilhas Canárias – Porto de Las Palmas), com a finalidade de conhecer as oportunidades existentes de investimentos entre Brasil e Espanha para as indústrias paranaenses e verificar as vantagens em investir no país frente a outros mercados que também se apresentam com potencial de investimentos. As oportunidades do PELT 2035 também foram pauta, possibilitando a troca de experiências e melhores práticas entre as duas regiões.

Por fim, foi promovida a Missão Institucional para Promoção de Investimentos no Exterior em Stuttgart (Alemanha) em outubro, que contou com a participação na feira de internacionalização Global Connect, além de visitas técnicas, reuniões com potenciais investidores, instituições parceiras e entidades representativas.

Durante a feira, foi realizada uma apresentação sobre os potenciais do estado e as oportunidades de negócios, com o objetivo de atrair investimentos e promover parcerias, especialmente para os setores: Automobilístico, Metal-mecânico, Energia e Sustentabilidade, Construção e Infraestrutura, e TIC.  O evento reuniu feira comercial, congresso com mais de 100 apresentações sobre melhores práticas de negócios, discussões sobre o mercado internacional, oportunidades de investimento e reuniões individuais realizadas.

Vale destacar que o Paraná atraiu mais de R$40 bilhões de investimentos diretos nos últimos cinco anos e vem trabalhando, por meio de ações como essas, no reconhecimento do estado no âmbito internacional, alavancando novos investimentos, parcerias, transferências de tecnologia e, consequentemente, gerando o desenvolvimento econômico.