17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Desenvolvimento das cadeias produtivas

Período 1: maio 2015 / maio 2016

Fortalecimento das Cadeias Produtivas

Considerando as quatro ações propostas para a diretriz “Desenvolvimento das Cadeias Produtivas”, observe as definições de cadeia produtiva a seguir:

As cadeias produtivas resultam da crescente divisão do trabalho e maior interdependência entre os agentes econômicos. Por um lado, as cadeias são criadas pelo processo de desintegração vertical e especialização técnica e social. Por outro lado, as pressões competitivas por maior integração e coordenação entre as atividades, ao longo das cadeias, amplia a articulação entre os agentes (CASTILLO; FREDERICO, 2010).
Por definição, cadeia produtiva é o conjunto de atividades que se articulam progressivamente desde os insumos básicos até o produto final, incluindo distribuição e comercialização, constituindo-se em segmentos (elos) de uma corrente.
O uso do conceito de cadeia produtiva permite, entre outros: (i) visualizar a cadeia de modo integral; (ii) identificar debilidades e potencialidades nos elos; (iii) motivar articulação solidária dos elos; (iv) identificar gargalos, elos faltantes e estrangulamentos; (v) identificar os elos dinâmicos, em adição à compreensão dos mercados, que trazem movimento às transações na cadeia produtiva; (vi) maximizar a eficácia político-administrativa por meio do consenso em torno dos agentes envolvidos; (vii) identificar fatores e condicionantes da competitividade em cada segmento (MDIC, 2016).

O Governo Federal, por meio de políticas públicas, promove o desenvolvimento de setores econômicos, colaborando para o aumento da competitividade industrial e impulsionando o uso mais eficaz dos recursos naturais.

As políticas industriais foram utilizadas por várias nações, em diferentes momentos de sua história. No Brasil, a primeira ação com o objetivo de proteger o setor industrial, com certa coordenação, foi realizada no Governo Getúlio Vargas, e em tempos mais recentes podemos relacionar as seguintes políticas (CASTILLO; FREDERICO, 2010):

• 2004 a 2008 – Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).
  • 2008 a 2010 – Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP).
  • 2001 a 2014 – Plano Brasil Maior.
  • 2016 – Lançamento do Programa Brasil mais Produtivo.

Todas essas iniciativas têm por objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento produtivo dos diversos setores industriais brasileiros. Porém, todos têm uma característica em comum, que é o recorte em aglomerações industriais, principalmente, o recorte de cadeias produtivas – sejam elas as mais relevantes para a economia brasileira, as mais exportadoras ou as que mais geram empregos. O mais importante é refletir que essa tendência de enxergar a atividade industrial via cadeias produtivas beneficia ações específicas, tanto em âmbito federal quanto estadual,  abrindo margem para políticas estruturadas que beneficiem os empresários brasileiros.

Referências

CASTILLO, R.; FREDERICO, S. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade & Natureza. Soc. nat. (On-line), v. 22, n. 3, Uberlândia, Dez./2010. Disponível em: <www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artte
xt&pid=S1982-45132010000300004>. Acesso em: 18 maio 2016.

CORONEL, D. A.; AZEVEDO, A. F. Z. de; CAMPOS, A. C. Política industrial e desenvolvimento econômico: a reatualização de um debate histórico. Revista de Economia Política, v. 34, n. 1 (134), p. 103-119, jan.-mar./2014. Disponível em: <www.scielo.br/pdf/rep/v34n1/v34n1a07.pdf>. Acesso em: 18 maio 2016.

MDIC – MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS. Cadeia Produtiva. Disponível em: <www.mdic.gov.br/competitividade-industrial/acoes-e-programas-11/conceituacao>. Acesso em: 6 maio 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.