Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/11/2017 - Atualizado em 17/11/2017

Diretriz: Promoção do desenvolvimento produtivo

Período 3: março 2016 / outubro 2017

A importância do agronegócio para o estado do Paraná

 

No estado do Paraná o agronegócio tem participação expressiva nos resultados da produção industrial do Estado. Primeiro, por ser um dos principais produtores de alimentos do país. Segundo, quando analisamos o Valor da Transformação Industrial (VTI), que é o valor adicionado gerado pela atividade econômica e encontra-se disponível na Produção Industrial Anual (PIA) do IBGE, verifica-se que o segmento de alimentos é o mais representativo do Estado. Como referência, de toda a riqueza gerada pela atividade industrial, cerca de 27,7% é oriunda da atividade industrial de alimentos.

 

A indústria do frango, por exemplo, contribui de forma significativa para a atividade industrial do Estado. É responsável não só pela geração de empregos, sobretudo nos pequenos municípios, como também contribui com uma parcela significativa na geração de receitas cambiais para o Estado. Por exemplo, quando analisamos o total do valor das exportações de aves do país – aproximadamente 34,70% são realizadas pela indústria avícola paranaense.

 

Quando analisamos as exportações da indústria avícola em relação ao total das vendas externas de carnes do Estado, o segmento de aves representa mais de 90,0%. Quando comparamos o valor total das exportações de aves em relação ao total exportado de todos os produtos pelo Estado encontramos uma participação de 13,70%. E ainda, no que se refere ao crescimento das vendas externas do segmento avícola paranaense neste ano, o segmento acumula um crescimento superior a 7,80% em relação ao mesmo período do ano passado (informações extraídas das estatísticas do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior). Outros segmentos, como a industrialização de carne suína, têm recebido investimentos substanciais no estado, como exemplo, a construção do maior frigorífico de abates da América Latina pela Frimesa em Assis Chateaubriand (R$ 2,7 bilhões nos próximos anos e geração de mais de 8.500 empregos diretos e indiretos).

 

Outro indicador que ressalta a importância do agronegócio na geração de riqueza no Paraná pode ser mensurado por meio de metodologia (matriz de Leontieff) que permite avaliar os impactos das cadeias produtivas agroindustriais na economia paranaense. Nesse sentido, segundo levantamento do IPARDES, para cada Real investido na agropecuária são acrescidos R$ 7,98 na economia estadual como um todo. Quanto maior a agregação de valor e absorção de novas tecnologias, do campo até a produção industrial e distribuição, maior o potencial de crescimento desse impacto.

Nesse sentido, cumpre destacar o papel extremamente relevante das iniciativas que buscam, entre outros objetivos estratégicos, promover a competitividade de regiões do interior do estado, contribuindo para o fortalecimento da agroindústria local. O Programa Oeste em Desenvolvimento, nesse aspecto, busca apoiar medidas que vão desde a melhoria dos projetos de sanidade animal até o desenvolvimento de inovações no setor agroindustrial. Busca atingir esse objetivo com o apoio de entidades como Sebrae, Sistema FIEP, Itaipu, Parque Tecnológico de Itaipu, Caciopar, entre outros.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.