03/05/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Efetividade na exploração e na utilização conscientes dos recursos naturais

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Produtividade dos Recursos Naturais – Uso e Reúso da Água

A água é um recurso natural substancialmente utilizado pela indústria brasileira, principalmente no que se refere à energia elétrica, que é gerada substancialmente pela utilização de recursos hídricos. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a indústria é responsável por 22% do consumo de água no mundo. Com a crise hídrica no ano de 2014 aumentou ainda mais a necessidade da utilização consciente desse recurso. Notícias da época, como a veiculada pelo jornalista Otavio Cohen na Revista Superinteressante, apontam que foi a maior crise desse recurso em 80 anos no sistema Cantareira, e que isso comprometeu o abastecimento para 8,9 milhões de pessoas em São Paulo.

Considerando a relação direta entre produtividade e utilização racional dos recursos naturais, os impactos positivos que podem advir de boas práticas do uso e reúso da água reforçam a necessidade da indústria brasileira de reduzir os desperdícios no consumo de água e, assim, aumentar a quantidade produzida e o valor adicionado a partir de uma quantidade menor de litros utilizada. Nesse sentido, a Confederação Nacional da Indústria lançou, em novembro de 2016, um guia prático com sete formas de reduzir o consumo de água em uma empresa.

As sete formas de reduzir o uso desse importante recurso natural são descritas da seguinte forma:

- Mapear o uso da água: é importante saber como e onde a empresa utiliza a água, o que facilita a adoção de práticas simples, como o desligamento e reparo de torneiras e de tubulações e reservatórios.
- Trocar equipamentos: com mapeamento realizado é hora de investir em equipamentos que reduzem o consumo de água e representam uma boa relação custo-benefício, como a instalação de torneiras com arejadores.
- Promover recirculação interna da água: podem ser realizadas medidas simples, como o uso da água das pias para a lavagem de pátios e garagens, até mais complexas, como reutilização para resfriamento de peças. É importante analisar a viabilidade de cada medida.
- Reutilizar água nas operações industriais: consiste no aproveitamento dos efluentes da própria empresa, após tratamento, como insumo reintroduzido no processo de produção.
- Usar fontes alternativas: como exemplo, a captação de água da chuva.
- Devolver a água para a natureza: realizar tratamento antes do descarte no meio ambiente.
- Preparar mão de obra qualificada: preparar a mão de obra da empresa para manutenção e monitoramento da água, bem como para analisar projetos de eficiência no uso e reúso desse recurso natural, com ganhos de produtividade e eficiência para todo o processo produtivo.

Referências

CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Sete formas de reduzir o consumo de água em uma empresa. Publicado em: 6 nov. 2015. Disponível em: <www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2015/11/7-formas-de-reduzir-o-consumo-de-agua-em-uma-empresa/>. Acesso em: 28 abr. 2017.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.