17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Aumento da produtividade do trabalho

Período 1: maio 2015 / maio 2016

A importância da educação para o aumento da produtividade

Especificamente quanto ao uso da força de trabalho, é fundamental para a produtividade um trabalhador habilitado e com capacitação o mais eficaz possível. Ou seja, a educação só faz diferença na produtividade e nos ganhos pessoais quando é de boa qualidade. A seguir, é apresentado um texto de Pastore (2013-2014), que faz uma reflexão sobre o tema:

Isso explica, em grande parte, por que bons profissionais de nível médio ganham mais do que diplomados em faculdades de má qualidade. Educação de baixa qualidade não traz benefícios. Os trabalhadores não ganham, não produzem, não inovam e não geram lucros. As empresas não evoluem, não lucram e não crescem. Na outra ponta, profissionais bem preparados colaboram com a empresa no processo de inovar, no bom uso dos insumos e na redução dos desperdícios. Isso é essencial para a produtividade e para a competitividade e, em última análise, para o crescimento do país (PASTORE, 2013-2014, p. 72).
A escassez de pessoal qualificado faz disparar o custo do trabalho. Aumentar salário é bom para o trabalhador e para a economia, mas isso precisa ser acompanhado pela elevação proporcional da produtividade. Não é o caso do Brasil. Quando se comparam os salários brasileiros com os dos nossos concorrentes, a situação é preocupante. O salário médio industrial de países do Leste Europeu é inferior ao do Brasil (todos com encargos sociais). Na Estônia é de US$9,47 por hora, enquanto o do Brasil é cerca de US$10,00. Na Hungria é de US$8,40; em Taiwan, US$8,36; na Polônia, US$8,01; no México, US$6,23; nas Filipinas, US$1,90; e na China, US$1,36 (PASTORE, 2013-2014, p. 74).
Comparações internacionais indicam que, no momento atual, o Brasil é um dos países que mais sofre com a questão da falta de mão de obra e da baixa produtividade do trabalho. O mais importante é notar que a qualidade da educação e o nível de produtividade da força de trabalho dos países indicados são substancialmente mais altos do que os do Brasil. Ou seja, o custo unitário do trabalho é bem mais baixo do que o referido pelos números acima (PASTORE, 2013-2014 apud BLS, 2001, p. 74).
Salários em ascensão e produtividade estagnada pressionam o custo unitário para cima. No caso do Brasil, esse efeito foi de impacto gigantesco. Quando medido em dólares, o custo unitário de 2012 foi 158% maior do que o registrado em 2002. Trata-se de um aumento colossal e desconhecido nos países emergentes e mesmo nos mais avançados. Nestes, para o mesmo período, o custo unitário do trabalho subiu no máximo 15% (PASTORE, 2013-2014, p. 74).
Dados recentes mostram que a participação dos ganhos de produtividade no aumento do PIB do Brasil é de apenas 25%. O restante decorre do aumento do emprego e da renda e do poder de compra da população. Na Coreia do Sul, 75% do crescimento do PIB decorre dos ganhos de produtividade, sustentados, em grande parte, pela boa qualidade da educação e da força de trabalho (PASTORE, 2013-2014, p. 74).
As mudanças tecnológicas ocorrem em velocidade meteórica, o que requer uma boa capacidade de compreensão e de ajuste por parte dos trabalhadores. As máquinas e os equipamentos estão se tornando semelhantes e acessíveis à maioria dos países. O que fará a diferença daqui para frente é a capacidade de utilizar tais máquinas e equipamentos com eficiência – o que requer um bom preparo profissional e, sobretudo, uma boa capacidade de pensar. No campo educacional, a formação profissional é estratégica. Mais importante, porém, é a educação de boa qualidade para o domínio da linguagem e da aritmética. É por meio delas que as pessoas raciocinam, pensam e agem. As defasagens no campo educacional no Brasil são enormes – e em todos os níveis. Elevar a qualidade do ensino é crucial para a melhoria da produtividade do trabalho e, consequentemente, para o crescimento econômico. Nunca ficou tão claro o papel da educação para o progresso das nações (PASTORE, 2013-2014, p. 75).

Referências

BLS – BUREAU OF LABOR. International Comparisons of Hourly Compensation Costs in Manufacturing, 2011. Washington, Bureau of Labor Statistics/U.S. Department of Labor, 2011.

PASTORE, J. Educação, Trabalho e Desenvolvimento. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 67-76, dez.-jan.-fev./2013-2014.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.