17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Efetividade na exploração e na utilização conscientes dos recursos naturais

Período 1: maio 2015 / maio 2016

Produtividade dos Recursos Naturais – Eficiência Energética

No Brasil, a produção de energia elétrica é gerada substancialmente pela utilização de recursos hídricos. Essa utilização intensiva ocorre a partir de grandes obras de engenharia na construção de usinas hidrelétricas. Verificou-se, com as crises hídricas, nos anos de 2001/2002 e 2015, os riscos dessa dependência nessa matriz energética e o custo associado à escassez da oferta para consumo residencial e produtivo.

No ano de 2015, os aumentos no valor da tarifa de energia elétrica representaram, em alguns setores industriais, uma evolução acima de 100% da participação da energia elétrica nos custos totais.

Essa situação reforça uma necessidade substancial da indústria brasileira de reduzir os desperdícios no consumo de energia e, assim, aumentar a quantidade produzida e o valor adicionado a partir de uma quantidade menor de quilowatt-hora utilizado. Nesse sentido, em uma análise realizada pelo Conselho Americano para Economia Energicamente Eficiente – The 2016 ACEEE International Energy Efficiency Scorecard (2016) –, o Brasil obteve a 20ª colocação com relação à eficiência energética no setor industrial, na comparação com os 23 principais países consumidores de energia.

Portanto, no que se refere à eficiência energética, no âmbito empresarial, verifica-se a necessidade de um amplo diagnóstico que identifique os principais pontos de melhoria, com especial atenção para os motores utilizados na produção. Máquinas antigas e com problemas de manutenção resultam em aumento do consumo energético e ineficiência na utilização do recurso. Além da produção, alguns equipamentos de setores administrativos, como aparelhos de ar-condicionado, oferecem grande oportunidade para maior eficiência na utilização e redução de custos.

A utilização de motores, equipamentos e geradores mais modernos e eficientes, bem como novas tecnologias de iluminação, como as lâmpadas LED, podem contribuir para a eficiência energética. Adiciona-se a importância de buscar assessoria especializada para identificar as oportunidades de redução de custos em uma possível entrada no mercado livre de energia.

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por intermédio do Programa de Melhoria da Competitividade, incentiva a gestão da eficiência energética para pequenas e médias indústrias, com o apoio técnico especializado do Senai.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.