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16/11/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Ferrovia

Período 3: março 2017 / outubro 2017

A melhor maneira de reduzir os custos logísticos em transportes de produtos de alto peso, baixo valor agregado e a longas distâncias em um local não servido por hidrovias, é por meio do uso de ferrovias.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está trabalhando para possibilitar a ampliação da participação deste modal em nossa matriz de transportes. Hoje apenas 20% das cargas movimentadas pelo porto de Paranaguá provém do modal ferroviário, sendo a maioria das cargas hoje transportadas por caminhões com custo logístico maior, maior nível de emissão atmosférica por tonelada transportada e que congestionam as rodovias com a possibilidade de gerar maior número de acidentes.

 

Foi recentemente realizado um Estudo pelo governo do Estado do Paraná denominado Estudo Corredor Oeste com objetivo de identificar as cargas, os volumes e trazer maior segurança a futuros investidores.

 

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) manteve contato com investidores de diversos países com o objetivo de apresentar o projeto de ampliação do transporte ferroviário no Paraná. Investidores do Brasil, China, Japão, Rússia, França, Alemanha, EUA e Canadá foram contatados para que possam analisar o projeto.

 

O Governo do Estado pretende agora lançar uma Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) no sentido de convidar empresas interessadas para realizar o denominado Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) para aprofundar os detalhes do projeto e trazer maior segurança aos possíveis investidores.

 

Contatos frequentes são feitos com os atuais operadores logísticos de ferrovias no Paraná (Rumo e Ferroeste) no sentido de buscar formas de ampliar a capacidade de transporte e reduzir os custos logísticos.

 

Recente trabalho no Congresso Nacional e Audiência Publica na Assembleia Legislativa do Paraná, trouxeram ao tema uma nova lei aprovada que permite aplicar mecanismos legais com foco no aumento da participação do modal ferroviário na matriz de transportes do Brasil. A prioridade Ferrovia apresentou um cenário de evolução.

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