16/11/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Rodovia

Período 3: março 2017 / outubro 2017

O modal de maior utilização no Paraná e no Brasil é o rodoviário, desta forma a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) tem dedicado especial atenção no sentido de apoiar e cobrar obras de ampliação da capacidade de transporte por intermédio de investimentos nas rodovias, bem como redução do custo logístico por meio da manutenção das rodovias existente, aumento da fluidez do tráfego e desenho de um novo modelo de concessões rodoviárias para o Anel de Integração.

Os atuais pedágios terão seus contratos finalizados em novembro de 2021 e desde já a Fiep propôs um cronograma para que um novo modelo de edital possa ser publicado e uma nova licitação seja realizada trazendo ao tema ampla participação da sociedade, transparência e redução dos custos logísticos.

A Fiep propõe que sejam seguidas as seguintes etapas:

• Em 2017: articulação entre todos os participantes do tema (usuários, concessionários, poder público, órgãos de controle, ministério público, associações, imprensa);
  • Em 2018: contratação de estudos de engenharia (questões técnicas econômicas e ambientais);
  • Em 2019: realização de 40 audiências públicas nas principais cidades do Estado do Paraná
  • Em 2020: conclusão do edital, aprovação do mesmo pelo tribunal de contas e publicação do edital;
  • Em 2021: no início do ano realização do processo licitatório e ao final do ano o vencedor assume as concessões.

Além disso a Fiep acompanha as obras realizadas pelo Governo Federal por intermédio do DNIT como a duplicação da BR163, como obras realizadas pelas concessionárias do anel de integração previstas nos contratos e respectivos aditivos e obras realizadas pelo Governo Estadual de ampliação de capacidade e de conservação e manutenção.

A prioridade Rodovia apresenta um cenário de evolução.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.