26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Dutovia

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Os gasodutos que cortam o Paraná e transportam gás natural da Bolívia para as indústrias do Paraná e do Sul do Brasil necessitam passar por um processo de recapacitação, ou seja, um aumento de capacidade de transporte por meio do aumento da pressão do gás transportado.

Como a Petrobras, em seu plano de “desinvestimento”, pretende sair do negócio gás natural e como ela é hoje detentora de toda a cadeia, desde a negociação do gás com a Bolívia, do transporte pelo gasoduto, e tem participação societária na distribuição pelas companhias estaduais de distribuição, como a Compagas no Paraná, um novo marco regulatório para o setor deverá ser criado.

A Fiep participa junto com a CNI dessas discussões em Brasília no programa chamado pelo Governo Federal de “Gás para Crescer”, a partir do qual passaremos a ter a oportunidade de uma ampla concorrência entre carregadores de gás (fornecedores), regras de transporte via gasodutos e oportunidade de aquisição do gás de diferentes fornecedores, algo semelhante ao que ocorre hoje com a energia em um mercado livre e cativo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.