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17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Expansão e melhoria da infraestrutura logística - Ferrovia

Período 1: maio 2015 / maio 2016

O Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, apresentou em agosto de 2015, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho da ferrovia Norte-Sul entre Panorama (SP) e Rio Grande (RS), com orçamento preliminar estimado em R$20 bilhões. O empreendimento passaria por 31 municípios do Paraná, facilitando o transporte de cargas de algumas das principais regiões produtoras do Estado e do Governo do Estado do Paraná. Em novembro de 2015, entidades iniciaram tratativas para viabilizar a ferrovia entre Maracaju e Paranaguá, notícia divulgada pelo Jornal Gazeta do Povo.

Em maio de 2016, o Jornal Valor Econômico divulgou a missão de dez dias ao Japão para buscar potenciais interessados em participar e financiar a obra para uma “nova” Ferrovia no estado ligando Maracaju (MS) ao porto de Paranaguá (PR). O projeto está em fase preliminar de estudos e é avaliado em cerca R$10 milhões. A missão teve a coordenação técnica da Fiep e participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Ferroeste, de cooperativas do Paraná e empresários do setor portuário, das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e do deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), que chefiou a missão.

No Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (PELT 2035) estão previstas as seguintes obras ferroviárias:

  • Implantação da Ferrovia Corredor de Exportação Oeste-Leste (Maracaju (MS)-Paranaguá/Pontal do Paraná (PR)), com foco na ampliação da capacidade de transporte e na priorização dos trechos mais críticos (Serra do Mar e Serra da Esperança);
  • Implantação da Ferrovia Norte-Sul, com foco na transferência de grãos entre polos produtores e consumidores das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil com os estados do Sul;
  • Modernização e adequação de capacidade da malha ferroviária da Rumo/ALL, com correção de traçados, permitindo a redução de custos e estabelecendo condicionantes de direito de passagem em eventuais alterações contratuais;
  • Implantação do contorno Ferroviário Norte de Curitiba;
  • Melhoria do aproveitamento da Malha Sul da ALL, especialmente os trechos Jacarezinho-Jaguariaiva- Arapoti – Castro – Ponta Grossa – Rio Negro;
  • Elaboração de Projetos da Ferrovia Litorânea, promovendo a ligação dos portos paranaenses com os portos do norte catarinense;
  • Novas ligações ferroviárias;
  • Implantação de bitola mista na malha ferroviária;
  • Visão da malha ferroviária paranaense integrada com a malha nacional, com destaque para a produção de grãos, em um horizonte de 20 anos.

No que se refere ao Fator-chave Infraestrutura, Prioridade Ferrovia, Diretriz Expansão e melhoria de infraestrutura da Proposta para Competividade da Indústria Paranaense, percebe-se um cenário com evolução.

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