17/11/2017

Diretriz: Diversificação do apoio à inovação

Período 3: março 2017 / outubro 2017

Para fomentar a competitividade da Indústria paranaense, é de fundamental importância a geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de inovações, em todo tipo de empresas, de todos os setores, e todos os portes. Neste contexto, é necessário manter a proposta de que a elaboração e execução de um plano estadual de inovação, envolvendo as empresas, as universidades, centros de pesquisa, e o governo, em nível federal, estadual, e municipal, é estratégica, e deve ser sistematicamente perseguida. Tal plano deve priorizar a regionalização, setorialização, fomento ao alto conteúdo tecnológico, estímulo ao empreendedorismo inovador, e acesso a capital para inovação, por meio de fundos de investimentos e linhas de fomento e financiamento. Este documento visa descrever a evolução desta sistemática a partir do segundo semestre de 2017.

A partir da elaboração e aprovação da Lei de Inovação do Estado do Paraná (Lei n° 17.314, de 24 de setembro de 2012), eventos regionais eram conduzidos no Estado, por meio da chamada “Inovatec” (https://pt-br.facebook.com/feirainovatec), para fomentar debates sobre o tema inovação, e principalmente favorecer e acelerar as parcerias Universidade-Empresa. Infelizmente, esta importante atividade parece ter sido descontinuada, na medida em que não houve mais tal mobilização em 2015 e 2016. Fica agora a carga das próprias instituições, como o Sistema Fiep, ou ainda Sebrae, além das Universidades e outros atores do Ecossistema de Inovação, conduzir movimento específicos nesta direção. Da mesma forma, o segundo semestre de 2017 não permitiu desbloquear a situação de não regulamentação de instrumentos importantes da Lei de Inovação do Paraná. Por sua parte, o sistema FIEP e suas coordenadorias regionais mantem a condução de ações visando sempre aprimorar o conhecimento e uso dos instrumentos atualmente disponíveis, e se posicionando em favor da continuidade de regulamentação dos instrumentos ainda não implementados.

Em termos de fontes de capital para inovação, os principais instrumentos disponíveis, e efetivamente utilizados no Paraná, continuam sendo, em 2017: a Lei do Bem e a Lei de Informática (Federais), o Tecnova e as bolsas de mestrado,  doutorado, e pós-doutorado em empresas (operados pela Fundação Araucária), o Inova Talentos, o Sebraetec, e o Sibratecshop (operados pelo Sebrae). Novos instrumentos específicos foram implementados pela FIEP e o Sistema Indústria ao longo do ano 2017, como o programa “Brasil Mais Produtivo”, e os Instrumentos de fomento a Inovação CNI-SEBRAE II, e Edital FIEP para Inovação. Continuam também disponíveis o Inovacred (operado pelo BRDE e pela Agência Fomento Paraná), a linha Inova-Brasil (operada pela FINEP), a linha de financiamento à Inovação (operada pelo BNDES), além de linhas especificas de subvenção e financiamento da FINEP. O fundo de aval visando apoiar nas garantias em operações de crédito de MPEs, operado pelo SEBRAE, continua não estando operando em todo o Estado do Paraná.

Além destes, novos instrumentos surgiram no começo do ano de 2017, sendo o edital Sebrae-Embrapii para micro e pequenas empresas, e ainda o edital de Inovação para Indústria do Sebrae, Senai e Sesi, que visa fomentar os projetos de inovação junto a indústria. Finalmente, reconhecemos a importância que a Lei Complementar 155/2016 teve em termos de mudanças visando facilitar os investimentos-anjo no Brasil. Como esta nova Lei Complementar, o investimento-anjo fica assegurado, sob o ponto de vista societário.

Com a finalização do Instrumento TECNOVA, que disponibilizou, em uma parceria entre a Fundação Araucária, e a FINEP, um recurso de subvenção para Tecnologia e Inovação de R$ 22.5 Milhões, e constatando o sucesso dos projetos que foram apoiados neste contexto, é de fundamental importância que seja lançado um instrumento TECNOVA II em 2018.

No monitoramento do objetivo de “Diversificação do apoio à inovação” para o segundo semestre de 2017, continuamos infelizmente observando uma perca de velocidade, em particular pela descontinuidade de instrumentos importantes. Recomendamos desta forma retomar com vigor esta atividade.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.