17/11/2017

Diretriz: Melhoria da gestão do conhecimento

Período 3: março 2017 / outubro 2017

Para efetivar as parcerias sistêmicas “Instituições de Ciência e Tecnologia & Empresas”, que impulsionam o processo de inovação, é necessário desenvolver um processo de “Gestão do Conhecimento”, no qual são coletadas, analisadas e gerenciadas informações estratégicas para desenvolvimento tecnológico, de processos e novos produtos do setor produtivo. Este documento visa retratar a evolução deste processo a partir de março 2017, no contexto do Paraná, para alavancar a inovação e geração de valor para as Indústrias do Estado.

As entidades que compõem o sistema estadual de inovação do Paraná têm aprofundado em 2017 articulações para a construção de instrumentos colaborativos. Podemos destacar, em particular, quatro frentes de trabalho em curso e diretamente conectadas, sendo:

Iniciativas de destaque

Principais condutores

1

Desenvolvimento de novas versões da Sala Prospectiva dos Observatórios Fiep / Sesi PR / Senai PR / IEL PR

(i) Acessar progressivamente mais bases de dados com indicadores socioeconômicos pertinentes para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro; (ii) Customizar plataformas virtuais com indicadores para apoio a tomadas de decisão; (iii) Manter e aprimorar uma sala física para mineração de dados simultânea a reuniões estratégicas mediadas; (iv) Ofertar pacotes de soluções a instituições e industrias para o desenvolvimento dos setores produtivos paranaenses

2

Desenvolvimento de novas versões do Sistema de Gestão de Capital Intelectual do Sistema FIEP

(i) Acessar mais bases com dados de capital humano, capital estrutural e capital relacional do Paraná; (ii) Responder a demandas de tangibilização do capital intelectual paranaense a partir da customização de plataformas virtuais e da geração de relatórios ágeis para apoio a tomadas de decisão.

3

Lançamento dos resultados edição de 2017 da Bússola de Inovação do Paraná

(i) Mapear o status quo da inovação no setor industrial paranaense; (ii) Incentivar o processo de inovação na indústria paranaense; (iii) Aprimorar as soluções do Sistema Fiep com base nos resultados do diagnóstico.

4

Lançamento dos resultados edição de 2017 da Bússola de Sustentabilidade do Paraná

(i) Mensurar a sustentabilidade nas indústrias; (ii) Sensibilizar para a sustentabilidade nas indústrias; (iii) Constituir base de conhecimentos sobre sustentabilidade nas indústrias; (iv) Analisar aspectos relacionados à sustentabilidade nas indústrias; (v) Orientar os participantes da pesquisa sobre a sustentabilidade nas indústrias; (vi) Orientar os participantes da pesquisa sobre a sustentabilidade nas indústrias; (vii) Atender necessidades específicas do Sistema Indústria.

Sistema Fiep

A partir da progressiva implementação e integração destas quatro iniciativas correlacionadas prevê-se um salto significativo quanto à gestão do conhecimento orientada a tomadas de decisão assertivas para o desenvolvimento dos setores produtivos paranaenses, em particular sob a ótica da inovação.

Recomenda-se para o horizonte 2018 – 2019 a continuidade destas ações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.