17/11/2016 - Atualizado em 25/05/2017

Diretriz: Melhoria da gestão do conhecimento

Período 1: maio 2015 / maio 2016

Para efetivar as parcerias sistêmicas entre as Instituições de Ciência e Tecnologia e as empresas, que impulsionam o processo de inovação, é necessário desenvolver um processo de Gestão do Conhecimento, no qual são coletadas, analisadas e gerenciadas informações estratégicas para desenvolvimento tecnológico, de processos e novos produtos do setor produtivo.

Nesse contexto, as entidades que compõem o sistema estadual de inovação do Paraná têm promovido articulações para a construção de instrumentos colaborativos dessa natureza. Podemos destacar, em particular, três frentes de trabalho em curso e diretamente conectadas, sendo:

Iniciativas de destaque

Principais condutores

Potencialização do Ecossistema de Inovação do Paraná

(i) Propor marco analítico de ecossistemas de inovação; (ii) Identificar bases de dados mais consistentes para mapeamento do ecossistema do Paraná; (iii) Customizar uma plataforma virtual com indicadores para apoio à tomada de decisão; (iv) Estruturar uma governança para potencialização do ecossistema de inovação do Paraná; (v) Monitorar a execução de tomadas de decisão quanto à potencialização do ecossistema de inovação do Paraná.

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR)

Desenvolvimento da Sala Prospectiva dos Observatórios Sistema Fiep

(i) Acessar bases de dados com indicadores socioeconômicos mais pertinentes para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro; (ii) Customizar plataformas virtuais com indicadores para apoio a tomadas de decisão; (iii) Estruturar uma sala física para mineração de dados simultânea a reuniões estratégicas mediadas; (iv) Ofertar pacotes de soluções a instituições e indústrias para o desenvolvimento dos setores produtivos paranaenses.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR)

Desenvolvimento do Sistema de Gestão de Capital Intelectual

(i) Acessar bases com dados de capital humano, capital estrutural e capital relacional; (ii) Customizar uma plataforma virtual com indicadores de ciência e tecnologia; (iii) Ofertar pacotes de soluções a instituições interessadas na tangibilização do capital intelectual paranaense.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR)

A partir da progressiva implementação e integração dessas três iniciativas correlacionadas, prevê-se um salto significativo quanto à gestão do conhecimento orientada a tomadas de decisão assertivas para o desenvolvimento dos setores produtivos paranaenses, em particular sob a ótica da inovação.

Recomenda-se para o horizonte 2016-2018 a continuidade das ações de aproximação entre as instituições da tríplice hélice engajadas nessas frentes, em especial a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Paraná (Senai-PR).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.