17/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Interação interinstitucional

Período 1: maio 2015 / maio 2016

O processo de inovação, fator-chave do aumento sustentável e contínuo da produtividade e competitividade industrial, necessita de uma abordagem sistêmica, na medida em que depende da interação e coordenação de diversos atores, entre os quais, em particular, as universidades e os centros de pesquisa, as agência públicas de fomento, os fundos de investimento, as incubadoras e aceleradoras de empresas, e as agência de apoio ao empreendedorismo. Por esse motivo, aperfeiçoar instrumentos e sistemáticas de articulação interinstitucionais é um elemento central de uma estratégia bem-sucedida de apoio à inovação. Particularmente, tais instrumentos dizem respeito à atuação sincronizada das secretarias de estado, de forma articulada ao plano de inovação e aos setores estratégicos, e do desenvolvimento de redes de instituições públicas e privadas de compartilhamento de ativos com foco em pesquisa aplicada para inovação industrial.

O principal instrumento de desenvolvimento da articulação necessária no Paraná, nos últimos anos, tem sido o chamado “Fórum Permanente Futuro 10 Paraná” [1], que, por meio da articulação das suas lideranças, e com apoio do seu comitê temático de inovação, tem sido responsável pelo diálogo e atuação sinérgica constante entre as entidades relevantes para o tema inovação no Paraná. Além disso, tem obtido diversas conquistas significativas, entre as quais: a Aprovação da Lei de Inovação do Paraná; o fomento à subvenção econômica para Inovação, por meio do instrumento Tecnova; o fomento à inserção de mestres e doutores nas empresas, por meio de bolsas da Fundação Araucária para doutorado e pós-doutorado em empresas; a criação da “Conta Inovação” do Fundo Paraná; o fomento à disseminação do tema “Empreendedorismo inovador nas universidades do Paraná”.

Cabe ainda destacar, para monitoramento desse tema, que eventos regionais têm sido conduzidos em todo o estado, desde 2012, por meio da chamada “Inovatec” [2], interiorizando debates e apropriação da lei e do tema inovação. Finalmente, o Sistema Federação das Indústrias do Paraná, por meio do Senai, e em conjunto com seus parceiros dos ecossistemas paranaenses de inovação, tem percorrido o estado em eventos de disseminação da própria Lei Estadual de Inovação, além de ter desenvolvido uma “Sala de Situação”, que permite o acompanhamento, entre outros, da evolução dos ativos de Inovação do Paraná (SGCI – Sistema de Gestão do Capital Intelectual).

Ainda destaca-se a implementação, por parte do Senai do Paraná, de sete institutos de tecnologia e um instituto de pesquisa aplicada, visando contribuir e fortalecer a rede de entidades de ciência, tecnologia e inovação, sejam estas públicas ou privadas, atualmente disponíveis no Paraná.

No monitoramento do objetivo de fortalecer a interinstitucionalidade do tema inovação, ainda constatamos, finalmente, certa descontinuidade de atividades em 2015. Recomendamos, dessa forma, retomar com vigor essa atividade em 2016.

[1] Saiba mais em: <www.futuro10parana.com.br/>.

[2] Conheça mais sobre a Inovatec em: <https://pt-br.facebook.com/feirainovatec>.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.