Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Simplificação do processos burocráticos

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Interpretação das normas e previsibilidade da sua aplicação

O momento histórico vivenciado pelo Brasil sugere a recuperação da economia, da atração de investimentos e da competitividade. A crise política, embora revele a contumaz prática de irregularidades, também abre margem para a apuração dessas irregularidades e punição dos ilícitos. O panorama jurídico indica nos últimos tempos o advento de diversas normas que corroboram a intenção geral de tornar mais seguro o ambiente negocial, a partir de práticas saudáveis. Veja-se, como exemplo, a Lei sobre Lavagem de Dinheiro (9.613/98), Lei Anticorrupção (12.846/2013) e Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

 

Emissão de certidões pela Junta Comercial

Assunto relevante, tratado já na resenha anterior, diz respeito à emissão automática de certidões perante a Junta Comercial. Sabe-se que a realização de negócios importantes para os empreendedores e empresários depende, muitas vezes, da agilidade na obtenção de tais documentos.

Sobre isso, é de se destacar que, no estado do Paraná, a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) lançou em março de 2017 o programa “Certidão Fácil”.  Trata-se de um sistema mediante o qual as empresas emitem as certidões diretamente pela internet e pagam por todas as certidões mensalmente, de uma só vez. Mais informações sobre o programa podem ser encontradas no site da autarquia: <www.juntacomercial.pr.gov.br/m odules/noticias/article.php?storyid=296&tit=Junta-Comercial-do-Parana-lanca-o-programa-Certidao-Facil>.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.
    Fiep   Federação das Indústrias do Estado do Paraná   Direitos Reservados
    Av. Cândido de Abreu, 200   Centro Cívico   80530-902   Curitiba   PR