Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/11/2017

Diretriz: Fortalecimento da política industrial

Período 3 : março 2017 / outubro 2017

Mudanças estruturais na indústria e ações de apoio institucional (A indústria 4.0 e os Institutos Senai de Inovação)

 

A cada dia mais se ouve falar sobre uma revolução que está acontecendo no setor de produção. Essa revolução é impulsionada pelo avanço das tecnologias de comunicação e informação, e também pela fusão entre o mundo real e a realidade virtual. A combinação desses fatores está transformando os processos industriais tradicionais, e levando a um movimento de desenvolvimento que foi nomeado por especialistas da área como a Indústria 4.0.

A indústria 4.0 é um conceito que começou a ser implantado a partir de 2013, e que foi originado a partir de um projeto do governo da Alemanha voltado para novas estratégias que aliam tecnologia e meios de produção. O fundamento básico dessa nova concepção mostra que as fábricas que conectam máquinas e sistemas têm capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas em processos e se adaptar a mudanças inesperadas que ocorrem nas etapas de produção. Isso significa uma nova era no âmbito das grandes revoluções industriais, pois, com as fábricas inteligentes, diversos setores do mercado sofrerão o impacto provocado pela mudança dos produtos manufaturados.

O objetivo de chegar ao modelo de indústria inteligente é caracterizado pela capacidade de adaptação, eficiência dos recursos e integração de todos os envolvidos nos processos de criação de valor e estratégia. Para alcançar esse propósito, a Indústria 4.0 tem sua base tecnológica composta por sistemas cibernéticos, Internet das Coisas e Big Data. Combinadas, essas tecnologias pretendem tornar autônomos e mais eficientes as etapas de produção.

Um dos maiores impactos previstos por especialistas quanto à Quarta Revolução Industrial está relacionado ao mercado de trabalho e à oferta de mão de obra. A tendência é que as posições de trabalho que exijam esforços manuais e repetitivos sejam, aos poucos, substituídas pela mão de obra automatizada, realizada por meio de máquinas e robôs. Dessa forma, os profissionais passarão a ter um papel mais estratégico dentro das empresas e ocuparão cargos em que o conhecimento técnico não será considerado um diferencial, mas uma competência necessária para que as funções sejam exercidas.

Outro ponto a ser transformado pela Indústria 4.0 está ligado à criação de novos modelos de negócio. A customização prévia de produtos por parte dos consumidores, que lentamente é adotada pelas empresas devido ao aumento dos custos e processos de manufatura, será um dos serviços que mais ganharão com essa nova era da indústria. Como as máquinas contarão com sistemas inteligentes, a capacidade de permitir a personalização de acordo com as preferências dos clientes será elevada, que torna a experiência do consumidor e o relacionamento com as empresas ainda mais próximo e forte.

Uma pesquisa inédita sobre a adoção de tecnologias relacionadas à Indústria 4.0 no Brasil, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou que os principais esforços feitos no país estão na fase de processamentos industriais. O levantamento, foi realizado com 2.225 empresas de pequeno (910), médio (815) e grande (500) porte e mostra um apanhado geral de como a era da manufatura avançada é encarada pelas indústrias nacionais de 29 setores da indústria de transformação e extrativa.

Foi identificada a adoção de dez tipos de tecnologias em diferentes estágios ao longo da cadeia de produção. Os números mostram que 73% das empresas usam pelo menos uma tecnologia digital na etapa de processos, 47% fazem uso na etapa de desenvolvimento e 33% investem o uso na criação de novos produtos.

A pesquisa mostrou que o principal desafio do país é aproximar especialistas e indústrias para a ampliação de conhecimento acerca dos benefícios que essa revolução pode trazer para a cadeia produtiva. Além disso, é preciso que o governo contribua nesse processo com o aumento de políticas que promovam a digitalização do Brasil, pois é preciso que a infraestrutura digital receba investimentos e capacitação profissional para o aumento da eficiência de plataformas tecnológicas.

Para se adaptar a esse cenário, que já é uma realidade em alguns países desenvolvidos e gradativamente também se espalhará pelo resto do mundo, além de aprimorar novas tecnologias, os profissionais também precisam ser capacitados para lidar com a nova maneira de trabalho.

Um bom exemplo da ação privada e do incentivo ao uso e desenvolvimento de novas tecnologias na indústria é o programa do SENAI Nacional que deu origem aos Institutos SENAI de Inovação (ISI), que têm como objetivo principal aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, com a criação de soluções ágeis, inovadoras e sob medida para indústrias de grande, médio e pequeno porte.

O foco de atuação dos institutos é a pesquisa aplicada, desde a fase pré-competitiva, de definição de conceitos e experimentações, até a etapa final, quando o novo produto está prestes a ser fabricado pela indústria. O atendimento abrange:

  • Apoio laboratorial para prototipagem e plantas-piloto (estágio pré-competitivo);
  • Serviços tecnológicos de alta complexidade e alto valor agregado;
  • Transferência tecnológica, aumento de performance, redução de riscos tecnológicos;
  • Ecossistema de inovação para desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias;
  • Conexão com os principais atores do Sistema Nacional de Inovação;
  • Consultoria e treinamento em diversas áreas tecnológicas.

Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, resultando na aceleração do fluxo de conhecimento científico e tecnológico e em benefícios efetivos para o segmento industrial.

Até 2018, o SENAI vai inaugurar 25 Institutos SENAI de Inovação em 12 estados. Desse total, 21 unidades já são operacionais, com 150 projetos contratados.

As unidades foram instaladas próximas a complexos industriais e universitários, presentes nas cinco regiões no país. Os institutos formam uma rede multidisciplinar, com atendimento em todo o território nacional.

Referências:

Desafios para a Indústria 4.0 no Brasil. CNI. Brasília 2016

https://blog.algartelecom.com.br/tecnologia/industria-4-0-muito-alem-da-automacao-industrial/

https://www.citisystems.com.br/industria-4-0/

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-o-que-e-a-industria-40-e-descubra-as-oportunidades-que-ela-era,11e01bc9c86f8510VgnVCM1000004c00210aRCRD

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.