Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




10/11/2017 - Atualizado em 16/11/2017

Diretriz: Promoção da saúde do trabalhador

Período 3: março 2017 / outubro 2018

Cada vez mais a promoção da saúde do trabalhador deve estar na pauta estratégica das indústrias, considerando que pontos como níveis de sedentarismo, hábitos alimentares, controle do estresse e comportamento preventivo afetam diretamente a competitividade, a produtividade e os resultados das mesmas. A execução de intervenções envolvendo esses temas trazem benefícios tanto para os empresários, reduzindo índices de faltas por motivos de doenças crônicas ou ocupacionais, quanto para os trabalhadores, pois geram empoderamento e autonomia para a autogestão de saúde.    

Endossando essa premissa, o Sesi Paraná aplicou o Sistema de Avaliação em Estilo de Vida e Produtividade (SAVP) em 11.110 trabalhadores, e os resultados revelaram uma redução no número de faltas ao trabalho relatadas por motivo de saúde de 16,91%, em 2015, para 15,86%, em 2016, após intervenções de Programas de Promoção da Saúde. Além disso, os dados demonstram queda de quase um ponto percentual em relação ao ano anterior – 25,89% para 24,96% – de trabalhadores com perfil de “médio alto” e “alto risco” para doenças crônicas, sendo que os dados nacionais indicam percentual de 33,6% de trabalhadores na indústria com esse perfil.

Segundo o IBGE (2016), 55% da população brasileira possuirá mais de 35 anos em 2030, levando o Brasil para a posição de 6º país mais idoso do mundo, portanto investimentos nesses aspectos se tornam imprescindíveis para a manutenção de trabalhadores saudáveis e producentes por mais tempo, garantindo a competitividade das indústrias.

 

Referência

SESI-PR. Relatório sistema de avaliação do estilo de vida e produtividade. 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.