17/11/2017

Diretriz: Elevação da qualidade da educação básica

Período 3: março 2017 / outubro 2017

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em seus diversos setores, busca trabalhar com excelência para atender as necessidades de seus sindicatos e colaboradores, assim como desenvolve projetos para a melhoria de seus serviços, com objetivos competitivos, sustentáveis e desenvolvimentista para a indústria. Na instituição, a qualidade do ensino desenvolvido é uma preocupação constante, sendo assim, temos uma ampla rede de unidades que atentem desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, na modalidade presencial e também a distância.

O Sesi Paraná apresenta em sua rede uma série de processos inovadores que buscam a elevação da qualidade da Educação Básica, desde a aplicação de uma metodologia diferenciada, que envolve o aluno no processo de ensino aprendizagem, até a introdução de medidas governamentais atualizadas, como a utilização da educação a distância na complementação da aprendizagem.

Atendendo a uma das tendências da Educação, estamos preocupados com a inserção da tecnologia no contexto da sala de aula. Diante disso, nossos colégios Sesi internacionais, com sede nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Cascavel, receberam o reconhecimento da Microsoft com o selo Showcase School pela utilização, em sua metodologia, de ferramentas da Microsoft. Para a gerente de Educação Básica e Continuada do Sesi Paraná, Lilian Luitz, “essas ferramentas permitem que nosso ensino seja cada vez mais inovador. Os alunos aprendem de forma mais efetiva, desenvolvendo habilidades que vêm sendo reconhecidas nos países mais desenvolvidos do mundo”.

Preocupado com as novas formas de aprendizagem, o Sesi Paraná também introduziu na rede de colégios mídias digitais, com foco no aprofundamento da aprendizagem. Utilizando aplicativos, desenvolvidos para a realidade da instituição, os alunos podem aprofundar seus conhecimentos de forma lúdica e organizada, para melhorar seus estudos para as avaliações de larga escala, como Enem e vestibulares, como é o caso do Superliga Prova 10. A instituição ainda se preocupa com a formação permanente de seus colaboradores/professores, disponibilizando, de forma presencial e em à distância, cursos para o aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Por medidas como as elencadas acima, o Colégio Sesi foi selecionado para fazer parte do livro idealizado pelas instituições Fundação Lemann e Universidade de Stanford, que atuam em prol da inovação na educação em todo o mundo. O livro buscará mostrar os colégios ao redor do mundo que desenvolvem práticas inovadoras. Um dos capítulos será destinado ao Colégio Sesi Paraná, com o título “Inovação radical no ensino médio: o Colégio Sesi no Paraná e a metodologia das oficinas de aprendizagem”. Ainda ligado ao processo de reconhecimento público da nossa instituição, o Colégio Sesi Portão e CIC receberam, no segundo semestre de 2017, o prêmio de Gestão Escolar de Qualidade, desenvolvido pela Fundación Chile e implementado no Brasil pela Fundação L’Hermitage.

Além da rede de Colégio Sesi Paraná buscar a inovação e a elevação da qualidade da educação regular, o Sesi oferece a Educação de Jovens e Adultos, com parcerias firmadas com suas empresas colaboradoras. De acordo com a coordenadora técnica de Negócio da gerência de Educação Básica e Continuada do Sesi no Paraná, Raquel de Oliveira e Silva do Nascimento, “o maior benefício da EJA é o retorno ao estudo das pessoas e o fato de que possam crescer nas suas áreas de atuação, sendo protagonistas das suas vidas”. O Núcleo de Educação a Distância do Sesi se preocupa com a aprendizagem de seus alunos desenvolvendo conteúdo interativo e significativo para a realidade de educandos.

Levando-se em consideração esses aspectos apresentados notamos que a instituição vem acompanhando as inovações referentes a educação, e utilizando-as da melhor forma para elevar a qualidade da educação básica, preocupando-se não apenas com os alunos, mas com o processo de ensino-aprendizagem assim como com a formação de seus colaboradores.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.