Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




26/04/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Ampliação e fortalecimento da educação profissional

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Tornar a educação profissional atrativa e alinhada às demandas da indústria é um desafio permanente para o Senai Paraná. É com esse horizonte que a instituição tem aderido à iniciativa do Senai Nacional de incremento de recursos pedagógicos enquanto ferramentas auxiliares no processo de ensino aprendizagem dos cursos de educação profissional. Com intuito de melhorar o aprendizado e tornar os conteúdos mais atrativos, o uso de tecnologias educacionais tem cada vez mais se tornado uma realidade.

Desde 2016, os docentes e alunos tem à disposição alguns recursos tecnológicos que auxiliam no aprendizado, ao mesmo tempo que contribuem para a mobilidade e o compartilhamento de experiências. É o exemplo do Mundo Senai Docente, plataforma na qual o docente pode trocar experiência com outros colegas que ministram unidades curriculares afins e melhorar a forma como os conteúdos são ministrados. São compartilhados tanto objetos quanto situações de aprendizagem, proporcionando uma experiência coletiva de ensino e reflexão sobre boas práticas pedagógicas.

Para os alunos uma das novidades foi a disponibilização de um aplicativo de realidade aumentada. Usado de forma complementar ao livro didático, o aplicativo é baixado em um smartphone ou tablet e permite que se visualize em 3D e com movimento o funcionamento de algumas imagens, gráficos e figuras disponíveis nos livros didáticos dos cursos técnicos. Outro avanço importante foi a criação de uma estante virtual de livros didáticos. Pela internet, alunos e professores têm acesso gratuito a diversos livros utilizados em cursos técnicos e de qualificação. Atualmente, são 86 cursos disponíveis, sendo 22 para os cursos técnicos e 64 para os cursos de qualificação. Os títulos contemplam as áreas industriais atendidas pelo Senai e permitem que docentes e alunos acessem em qualquer hora e lugar os materiais que utilizam na sala de aula.

Essas são algumas das iniciativas que têm por meta inovar na oferta educacional e contribuir para o desenvolvimento da educação profissional no país. Trata-se de um esforço para convergir a tradicional qualidade da oferta realizada historicamente pelo Senai com as tendências de estilo de aprendizagem do aluno do século XXI.

Conteúdos + Pedagogia + Tecnologia: a interseção entre três fatores fundamentais são chaves para a introdução das TIC nos processos educativos: sólidos conhecimentos dos conteúdos, domínio de competências pedagógicas e utilização de ferramentas tecnológicas e suas possíveis aplicações. A tecnologia não reinventa a pedagogia, apenas amplia suas possibilidades (FUNDAÇÃO TELEFÔNICA, 2013).

Referência

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. As 20 chaves educativas para 2020: como deveria ser a educação do século XXI? Disponível em: <www.fundaciontelefonica.com/arte_cultura/publicaciones-listado/pagina-item-publicaciones/itempubli/257/>. Acesso em: 6 mar. 2017.