16/11/2017 - Atualizado em 22/11/2017

Diretriz: Fomento à atividade produtiva

Período 3: março 2017 / outubro 2017

Cooperativas ampliam crédito para pequenas empresas

Na contramão do mercado bancário convencional, as cooperativas de crédito têm ganho cada vez mais espaço na concessão de créditos para pessoa jurídica. Além de mais barato e menos burocrática para acessar o recurso, as ofertas de crédito das cooperativas estão sendo direcionadas para aquela parcela de empresas – micro, pequena e médias – que enfrentam maiores dificuldades em tomar recursos emprestados.  Do ponto de vista da recuperação da atividade econômica, a ampliação de crédito por parte das cooperativas é mais uma oportunidade para empresas – sobretudo, aquelas com poucos recursos financeiros – enfrentarem as adversidades provocadas pela recessão econômica do país.

Leia a reportagem na íntegra:

“A crise dos últimos anos foi um teste de fogo para o sistema cooperativo brasileiro. Em um ambiente de restrição em que bancos fecharam as torneiras e chegaram a cortar até um quarto do crédito concedido a micro, pequenas e médias empresas entre 2014 e 2016, o sistema cooperativo viu sua carteira voltada à pessoa jurídica crescer até 26% no mesmo período.

A comparação dos sistemas é parte de um levantamento da consultoria Roland Berger. Os juros cobrados pelos empréstimos a esse público também foram um diferencial entre as cooperativas. No cartão de crédito, por exemplo, a taxa média cobrada por cooperativas foi a metade do juro de bancos grandes e médios no ano passado. No cheque especial, a diferença em favor das cooperativas foi ainda maior.

Durante a crise, o estudo diz que bancos tradicionais reduziram o crédito a pequenas e médias empresas, buscando negócios menos arriscados e mais rentáveis. Entre as cooperativas, as concessões subiram, mas não de forma indiscriminada. A previsão, diz a consultoria, é que elas mantenham o ritmo mais forte também neste ano. "As cooperativas têm um maior conhecimento dos clientes e seus riscos, por isso foi possível crescer sem aumentar a inadimplência", afirma Antonio Bernardo, presidente da Roland Berger. Na Unicred, cooperativa focada em profissionais da área de saúde, por exemplo, a inadimplência está em 2,6%, em relação a uma média de 5% do setor bancário, diz seu presidente, Fernando Fagundes.

Segundo o estudo, uma fusão entre cooperativas teria o potencial de aumentar a competição no mercado de crédito, atendendo a um desejo do próprio regulador. De forma agregada, o sistema cooperativo é hoje o sexto maior banco brasileiro, com R$ 177 bilhões em ativos. A fusão, mostra o levantamento, poderia dar origem ao quinto maior banco. Hoje, Sicoob e Sicredi respondem por 85% do segmento cooperativo. "Como não há a menor possibilidade hoje de ter um novo entrante no mercado bancário, a fusão de cooperativas pode ser a chance de dinamizar a concorrência", diz o diretor financeiro da Roland Berger, Wander Azevedo”.

Referência:

Cooperativas ampliam crédito para pequenas empresas. Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1933032-cooperativas-ampliam-credito-para-empresas.shtml>. Acesso em: 06 nov. 2017.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.