05/05/2017 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Estímulo à atividade industrial

Período 2: junho 2016 / fevereiro 2017

Taxa de juros reais no Brasil

A atual condução da política monetária por parte das autoridades do Bacen tem sinalizado uma possível trajetória de queda da taxa de juros real no Brasil ainda este ano. De acordo com a tabela, a queda projetada dos juros reais está atrelada ao movimento de duas variáveis macroeconômicas: a taxa de inflação e a taxa nominal de juros (Selic).

Tabela 1 – Evolução da inflação, selic e juros reais

Ano

IPCA

Selic

Juros reais

3,9

5,0

3,2

7,0

2017*

4,5

2018*

4,1

Fonte: BACEN; BRADESCO.

* Projeção.

As recentes projeções do mercado financeiro estão indicando não apenas para uma estabilização da taxa de inflação em 2017 e 2018, mas principalmente para uma queda abaixo do centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho de Política Monetária (Copom). Hoje a meta estabelecida é de 4,5% com variação de 1,5% acima e abaixo da meta.

As quedas projetadas podem ser atribuídas à permanência das altas taxas de desemprego no país, bem como à diminuição do poder de compra da renda das famílias. Famílias com menos renda consomem menos e gastam menos, provocando uma diminuição na demanda por bens e serviços da economia. Como ilustração, a participação dos gastos das famílias em relação ao PIB caiu 4,2% no ano de 2016. Outros fatores com forte influência sobre a inflação, como a taxa de câmbio e safra agrícola, tem mostrado tendência de não pressionar na elevação dos níveis de preços esse ano. A primeira pela tendência de valorização da moeda brasileira e a segunda pela expectativa de uma superprodução e aumento da produtividade agrícola.

O que a conjuntura econômica apresenta é que não há no momento indicadores de pressão de demanda, principalmente pela via do consumo das famílias, para aumentos generalizados dos níveis de preços. Como não há pressão de demanda, tem-se o espaço necessário para uma trajetória mais contundente de queda da taxa Selic. Conforme tabela, as projeções do mercado financeiro estão apontando para uma forte redução, superior a 36,0%, encerrando este e o próximo ano abaixo de dois dígitos.

De acordo com a tabela, caso as projeções do mercado se confirmem, ainda este ano teremos uma diminuição da taxa de juros real no Brasil. Em um momento em que o país ainda suscita recuperar a confiança da classe empresarial para estimular o crescimento das atividades produtivas e, consequentemente, da economia, esta trajetória – uma vez efetivada, pode ser um forte estímulo à atividade industrial. Ao reduzir os custos dos empréstimos – tanto para investimento quanto para consumo – o país cria os mecanismos macroeconômicos básicos de incentivo ao crescimento da atividade produtiva. Como resultado espera-se mais produção, emprego e consumo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.