Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




16/11/2016 - Atualizado em 16/05/2017

Diretriz: Fomento à atividade produtiva

Período 1: maio 2015 / maio 2016

Com relação às duas ações propostas para a diretriz “Fomento à Atividade Produtiva”, podemos citar como relevante ao tema o artigo a seguir, publicado pela Revista Exame (2016):

Políticas do BNDES serão Revistas

As políticas operacionais do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão revistas e analisadas, afirmou nesta quarta-feira a nova presidente da instituição financeira, Maria Silvia Bastos Marques, em entrevista após sua posse no Palácio do Planalto. Questionada sobre críticas de excesso de juros subsidiados pelo BNDES, inclusive em alguns empréstimos internacionais, Maria Silvia afirmou que essas questões são definidas nas políticas operacionais do banco. "Essas políticas serão todas revistas. Vamos ter respostas para isso em breve", afirmou a economista, ressaltando que não fará uma devassa no banco e nem que tudo será necessariamente alterado. “Eu trabalho com controles. Estou formando uma diretoria de controladoria que vai ter o “compliance”, gestão de risco, tudo organizado, e vamos trabalhar com fatos. Vamos olhar todas as políticas operacionais, todos os empréstimos”, disse. Sobre o pagamento antecipado de 100 bilhões de reais do BNDES ao Tesouro Nacional, parcela da dívida do banco de fomento com a União, Maria Silvia afirmou que o valor foi calculado em conjunto com a instituição financeira e não afetará sua capacidade de operação. “Os 40 bilhões (de reais) devolvidos agora foram calculados exatamente como excesso de caixa previsto para este ano comparadas as premissas de desembolso e recebimento. Os outros recursos serão devolvidos em um ou dois anos e também estão de acordo com as expectativas”, afirmou ela. A nova presidente do BNDES afirmou que se a economia melhorar, o banco de fomento pode captar recursos privados, o que sempre fez. “Em uma economia normal, essa possibilidade de restrição de recursos não existirá. E se existir, é um bom problema, sinal de que a economia cresceu, temos muita demanda e vamos correr atrás desse financiamento”, disse.

De acordo com a entrevista, a nova presidente do BNDES sinaliza uma possível mudança nos rumos de concessão de crédito para o setor produtivo, principalmente nos créditos subsidiados, por parte da instituição. Por enquanto não dá para afirmar se haverá ou não uma diminuição nas linhas de créditos direcionadas para fomento da atividade produtiva industrial no país.

Referência

EXAME. Políticas do BNDES serão revistas, diz nova presidente. Revista Exame, 1 jun. 2016. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/economia/noticias/politicas-do-bndes-serao-revistas-diz-nova-presidente-do-banco>. Acesso em: 3 jun. 2016.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.