Vestuário

Conselho do Vestuário se reúne em Maringá

Encontro na cidade também serviu para participação no Programa re.Modelar, cujo objetivo é preparar micro e pequenas empresas para crescer de forma sustentável

23/09/2022

A Casa da Indústria de Maringá recebeu na última quinta-feira (22/09), integrantes do Conselho Setorial do Vestuário e Têxtil para a reunião mensal do grupo. Na ocasião, foi tratada a pauta com as demandas do setor, como o lançamento do convênio Vista Brasil, o Congresso da Associação Brasileira da Indústria têxtil e de Confecção (Abit), andamento do projeto LookModa, qualificação de mão de obra para o segmento, e ainda, os preparativos para o Paraná Fashion em 2023.

A reunião contou com as presenças dos presidentes da Abit, Fernando Pimentel, e da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro. Pimentel aproveitou a ocasião para convidar os industriais paranaenses a participarem do Congresso Internacional Abit 2022, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro, em Belo Horizonte (MG). O evento tem como tema “Estratégias para um futuro mais sustentável”. Inteligência Competitiva, Mercado, Tecnologia, Talentos, Políticas Públicas e Investimentos, Sustentabilidade e Economia Circular são os seis painéis que compõem o evento, cada um com a participação de três palestrantes e um moderador.

Pimentel também falou sobre o recente convênio assinado pela Abit e o Sebrae que instituiu o Vista Brasil – Programa de Competitividade e Promoção de MPE do Setor Têxtil e de Confecção. Com abrangência nacional, a ideia é aumentar a competitividade sustentável e a promoção dos negócios das pequenas e microempresas desse segmento. O valor do projeto está estimado em quase R$ 2,8 milhões, sendo 70% do montante investido pelo Sebrae e o restante será contrapartida da Abit.

Programa re.Modelar
A reunião do Conselho em Maringá também marcou a participação dos industriais no Programa re.Modelar, promovido pelo Sebrae/PR com apoio da Fiep, e voltado a empreendedores e profissionais da moda. O evento, que ocorreu no Restaurante Parque do Japão, no Jardim Ipanema, além de uma oportunidade de networking para aproximação com grandes marcas, teve como principal atração a palestra do empresário do Marco Aurélio Raimundo, fundador da Mormaii, uma das maiores marcas esportivas do Brasil. Conhecido como Morongo da Mormaii, ele falou sobre “Consciência empresarial: a base para o crescimento”.

A realização do evento em Maringá contou com o apoio da Associação Paranaense da Indústria da Moda (Moda Paraná) e participação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Centro Universitário Cidade Verde (UniCV), Smart Space e Mormaii.

Sobre o projeto
O re.Modelar vem promovendo uma série de atividades este ano, com mais de cem empresas participantes do programa. A intenção é preparar a pequena indústria, o varejista, o segmento de design, entre outros, para o mercado phygital, termo que nasceu para definir a fusão entre universos físico e digital no mundo dos negócios.

Na preparação dos pequenos negócios, são abordados temas como design circular; mentalidades inovadoras; modelagem de negócio; experiência do cliente phygital; materiais sustentáveis; gestão de dados; marketing exponencial; processos de modelagem e produção sustentáveis; branding; logística phygital; casos de economia circular; processos circulares; visual merchandising; e equipe de alta performance, além de contato com casos de sucesso e com especialistas brasileiros.