Sobre a Fiep

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trabalha para o desenvolvimento industrial sustentável, coordenando, protegendo, representando legalmente e defendendo os interesses dos diversos segmentos industriais nos setores público e privado.

Em conjunto com os sindicatos patronais e as instituições Sesi, Senai e IEL, estuda e avalia os cenários econômico, político e social para oferecer serviços que atendam as demandas pontuais e futuras, desenvolvem a indústria e capacitem os empresários para os mercados nacional e internacional.

A Fiep e a Indústria do Paraná

O Paraná é um estado que se destaca por seu polo industrial, sendo o quarto maior do Brasil, ficando atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Esse posicionamento privilegiado é resultado de uma indústria diversificada que contribui com mais de 28,5% do PIB do estado. (Fonte Ipardes 2022)

Esse impacto significativo na economia do Paraná é resultado do esforço conjunto de mais de 72 mil empresas representadas pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Essas empresas, que englobam indústrias e prestadores de serviços industriais, proporcionam emprego direto para mais de 977,5 mil pessoas. Em 2023, o setor industrial continua a desempenhar um papel fundamental na economia do estado, gerando mais de 13 mil empregos.

Para impulsionar ainda mais esses números, a Fiep oferece todo o suporte que a indústria precisa para identificar oportunidades e aumentar sua competitividade.

Diretrizes do Sistema Fiep
SERVIR e FORTALECER a indústria para melhorar a vida das pessoas.
REFERÊNCIA em soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria.
VALORES

VALORIZAMOS AS PESSOAS: tratamos as pessoas com dignidade e confiança. Buscamos a escuta e a comunicação assertiva, honesta e inclusiva, de forma a alcançar as melhores soluções para as pessoas, organização e indústria.

GERAMOS RESULTADOS PARA A INDÚSTRIA: somos comprometidos em realizar entregas de valor e de impacto para as indústrias.

SOMOS SUSTENTÁVEIS: nos preocupamos com a evolução da sociedade, usamos os recursos econômicos e ambientais com consciência e responsabilidade e disseminamos essa cultura para indústrias e sociedade.

SOMOS ÍNTEGROS: agimos de maneira íntegra, ética, transparente e responsável na condução dos negócios e relações que estabelecemos com todos os nossos interlocutores.

SOMOS INOVADORES: olhamos cada tarefa, processo, produto e serviço em uma nova perspectiva e, se preciso, os reinventamos, para melhor atender o desenvolvimento da indústria.

PROMOVEMOS AUTONOMIA COM RESPONSABILIDADE: todos os colaboradores são responsáveis por construir nossos produtos, serviços, cultura e legado. Tomamos decisões e assumimos responsabilidade por elas.