Política Industrial

Fiep realiza primeira reunião do Colégio de Coordenadores na atual gestão

Foram apresentadas as novas composições dos Conselhos Temáticos e Setoriais e os objetivos traçados para alguns dos grupos

09/11/2023

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou, na terça-feira (7), em Curitiba, a primeira reunião do Colégio de Coordenadores dos Conselhos Temáticos e Setoriais na atual gestão. No encontro, foram apresentados os coordenadores, vice-coordenadores, equipe técnica e de apoio que vão atuar nos 14 Conselhos Temáticos e nos sete Setoriais. Ainda na reunião, o presidente Edson Vasconcelos também detalhou os objetivos do novo Conselho de Política Industrial da Fiep, que será coordenado por ele, com apoio de toda a diretoria e demais Conselhos e fóruns da entidade.

Os Conselhos Temáticos são fóruns compostos por empresários e especialistas que debatem assuntos transversais que afetam todos os segmentos industriais que atuam no Paraná, como infraestrutura, energia, assuntos tributários e relações do trabalho, entre outros (confira a lista completa ao final da matéria). Já os Conselhos Setoriais tratam de questões específicas das respectivas cadeias produtivas que representam. Juntos, eles trabalham para receber demandas e alinhar ações de defesa de interesses da indústria paranaense.

A partir de agora, além dos encontros regulares de cada um dos Conselhos, será realizada uma reunião mensal do Colégio de Coordenadores, sempre na véspera da reunião de diretoria da Fiep. Vasconcelos explicou que o objetivo é que as demandas e temas trabalhados nos grupos sejam alinhadas no Colégio, analisando-se quais assuntos precisarão de deliberação ou aprovação da diretoria. “Esse é um ciclo para trazer conhecimento e temas a serem debatidos nesse colegiado e, se precisar, para conhecimento ou deliberação da diretoria. Com isso, queremos validar posições da diretoria ou pedir suporte para novos estudos e posições mais fundamentadas”, afirmou.

Política industrial
Durante a reunião, foi detalhado o funcionamento do Conselho Temático de Política Industrial, que vai abordar um dos assuntos prioritários da atual gestão da Fiep: a construção de uma política industrial efetiva para o Paraná. Coordenado pelo próprio presidente da Federação, em sua atuação o grupo terá o apoio de todos os demais Conselhos, comitês e coordenadorias regionais, além da diretoria da entidade.

“O mais importante é entender que a política industrial é feita pelos Conselhos Temáticos. Os temas que são transversais a todos os setores são os que vão ajudar o território a ter competitividade ou não, como energia, assuntos tributário e relações do trabalho. Todo esse conjunto de temas é que vai fazer a Federação saber o que quer ou não para a nossa indústria”, disse Vasconcelos.

Além de tratar de temas ligados às esferas federal e estadual, um dos objetivos do Conselho de Política Industrial será auxiliar na estruturação de políticas que auxiliem o desenvolvimento da indústria nos municípios e regiões. Isso será feito com auxílio dos Fóruns e Conselhos Regionais, que ajudarão a coletar as demandas, necessidades e potencialidades das diferentes regiões do Paraná.

Na primeira reunião do Colégio de Coordenadores, também foram apresentados os macro-objetivos dos Conselhos Temáticos de Assuntos Legislativos, que será coordenador por Miguel Tranin; de Assuntos Tributários, sob coordenação de Guilherme Hakme; Comdefesa, coordenado por Nelson Hübner; de Energia, que tem Rui Londero Benetti como coordenador; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenado por Nilo Cini Jr.; e de Relações do Trabalho, sob coordenação de Flávio Furlan.