Relações do Trabalho

Verifique os novos valores do piso salarial do Paraná

Negociações resultaram em cerca de 8% de aumento em relação a 2022 e terão efeito retroativo

30/08/2023

Desde o dia 4 de agosto, quando foi publicado um Decreto Estadual (nº 3.002), o piso salarial de empregados em categorias profissionais do Paraná, como as de produção de bens e serviços industriais, mudou. O reajuste ficou aproximadamente 8% acima do praticado no ano passado e deve vigorar com pagamento retroativo, ou seja, valendo a partir de 1 de maio deste ano.

Dessa forma, os salários vão variar entre os diferentes grupos de profissionais, ficando entre R$ 1.1749,02 a R$ 2.017,02. A negociação do piso salarial foi construída entre representantes dos trabalhadores, empregadores e governo estadual e estabeleceu regras que devem vigorar pelos próximos quatro anos.

O piso salarial regional é uma referência para a negociação de categorias sindicalizadas. Já para as que não têm sindicato ou piso salarial definido em acordos ou convenções coletivas de trabalho, o piso salarial regional deve obrigatoriamente seguido como patamar salarial mínimo.

Confira o decreto completo aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail conselhotematico@sistemafiep.org.br.