Meio Ambiente e Sustentabilidade

Fiep sedia primeira reunião do ano do Grupo de Trabalho de Pragas Florestais

Por meio do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, participantes vão discutir e propor soluções sobre o tema

13/02/2023

Na última quinta-feira (9/2), foi realizada mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Pragas Florestais coordenado pela Fiep, Embrapa Florestas e UFPR. O grupo tem como objetivo discutir temas relacionados aos danos provocados pelas pragas em plantios florestais e propor projetos multidisciplinares conjuntos para a solução destes problemas. Dentro do Sistema Fiep, o assunto será debatido por meio da participação de membros do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Durante a reunião, foram apresentadas duas propostas de projetos sugeridos pela Embrapa Florestas. Um deles trata do monitoramento e controle de formigas cortadeiras em plantios florestais com drones e tecnologias para controle biológico. O outro seria o controle da vespa-da-madeira, principal praga dos plantios de pinus no Brasil, e as adaptações necessárias frente às mudanças do clima. Os participantes também conheceram o Programa Macaco Prego e o que foi pesquisado até agora.

Perfil do segmento no Paraná
O setor de base florestal no Paraná atende diversos segmentos de mercado a partir de uma indústria múltipla e diversificada de produtos, aplicações industriais e serviços. Segundo a Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal (Apre), o estado é pioneiro em plantios florestais em larga escala e possui, atualmente, 1,17 milhão de hectares plantados com árvores para fins comerciais. De pinus, são quase 714 mil hectares, que representam 60,6% do total, a maior área dessa espécie no Brasil. Além disso, são produzidos aqui 55% do volume de madeira de pinus do país. O estado é responsável, ainda, por 16,5% dos empregos do setor florestal brasileiro.

Para a pesquisadora Susete Chiarello Penteado, da Embrapa Florestas, “a aproximação entre indústrias e a academia traz a possibilidade de parcerias com vistas à inovação. Uma boa matéria-prima reflete em qualidade depois na indústria e, por isso, iniciativas como essa colaboram para a sustentabilidade das cadeias produtivas”.

O Grupo de Trabalho de Pragas Florestais foi criado durante o XXXIV Congresso de Zoologia, que ocorreu em agosto passado, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, e tem como proposta debater problemas e tomadas de decisão sobre projetos e soluções nesta área.