Comdefesa

Comdefesa da Fiep marca presença na 7ª Mostra BID Brasil

Evento é um dos mais importantes do segmento no país e contou com cerca de 90 empresas expositoras

15/12/2022

O Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança da Fiep (Comdefesa) marcou presença na 7ª edição da Mostra BID Brasil, um dos mais importantes eventos do segmento de defesa e segurança do país. Realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), com apoio da Apex-Brasil, a feira aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Brasília.

A Mostra BID Brasil reúne os maiores players do mercado e promove uma agenda de negócios e networking, além de ser marcada pela apresentação de constantes inovações tecnológicas. A edição deste ano contou com cerca de 90 empresas expositoras, incluindo duas indústrias paranaenses: a CSD – Componentes & Sistemas de Defesa e a AEQ – Aliança Eletroquímica Ltda. O evento teve, também, 40 apoiadores institucionais. Entre eles, os ministérios da Defesa e de Ciência, Tecnologia e Inovações, além das Forças Armadas e de Segurança do Brasil.

O Comdefesa foi representado por seu consultor técnico, o general da reserva Sidnei Prado. Ele ressaltou que, mais do que uma feira de negócios, a Mostra BID Brasil também leva conhecimento às indústrias e profissionais do setor, com a promoção de painéis de debates. Alguns temas de destaque deste ano foram o setor de financiamentos, investimentos e seguros para a indústria de defesa; o credenciamento da empresa de defesa e empresa estratégica de defesa; o lançamento da cartilha para o exportador de defesa; o fomento para inovação na defesa; a catalogação e gestão do ciclo de vida; a utilização do termo de licitação especial; e a conjuntura internacional e seus reflexos para a indústria de defesa.

Autoridades
A abertura do evento, no dia 6, teve a presença de diversas autoridades militares e civis. Na ocasião, o Ministro de Estado da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou o prestígio da indústria de defesa nacional. “A indústria de defesa do Brasil vem evoluindo a passos largos e se destacando com expressivos resultados de elevado potencial de crescimento. Nesse rumo, nossos produtos de defesa alcançam qualidade internacional, sendo reconhecidos pela eficiência, custo acessível e tecnologia agregada”, disse.

Já o chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro, General de Divisão Wolski, ressaltou que a Mostra já é um tradicional e importante evento de interação das Forças Armadas com a indústria de defesa. “Trata-se de uma oportunidade única de interação que se torna muito importante considerando, hoje, a envergadura da indústria de defesa brasileira e também a busca de maior operacionalidade do Exército. É uma satisfação acompanhar o quanto o Brasil vem se desenvolvendo na área de defesa”, afirmou.