Relações do Trabalho

Conselho de Relações do Trabalho já prepara pauta de ações para 2023

Calendário do próximo ano será definido na próxima reunião do grupo, em 16 de dezembro

05/12/2022

O Conselho Temático de Relações do Trabalho, um dos mais atuantes da Fiep, já está de olho nos temas que devem movimentar as indústrias nas áreas trabalhista e sindical no próximo ano. A atuação do Conselho tem foco nas discussões relevantes para que as empresas possam assumir um posicionamento estratégico e eficiente na defesa dos interesses do setor.

Além de indústrias, sindicatos patronais, associações de segmentos empresariais, instituições de pesquisa e ensino, órgãos e entidades de representação são convidados a participar da promoção dessas discussões que contribuem para a qualidade das relações entre capital e trabalho, aproximando o Sistema Fiep da sociedade paranaense e do debate sobre as relações trabalhistas.Em 2022, o Conselho Temático de Relações do Trabalho fomentou muitas pautas de discussões, criando estratégias em benefício das indústrias junto ao Governo do Estado, por meio do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER) e, em nível nacional, via CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Além dos temas permanentes que envolvem a negociação coletiva e atualizações na legislação vigente, outros assuntos ganharam destaque em 2022, como as tratativas do Ministério da Saúde sobre questões de emergência sanitária da Covid 19; a intermediação na atuação da fiscalização do trabalho no Paraná com as indústrias; atualizações quanto às normas reguladoras relacionadas à saúde, segurança e e-Social; a participação ativa na negociação do Piso Salarial Regional para vigência em 2023; e o acompanhamento de legislações que impactam diretamente a vida das empresas e dos trabalhadores, como por exemplo, a exposição a ruídos, e-Social, decisões do STF e ações do legislativo estadual.

Para a gerente de Relações Sindicais do Sistema Fiep e coordenadora do Conselho Temático de Relações do Trabalho, Juliana Dias Bacarin, 2023 terá uma extensa pauta de discussões. “Buscamos promover a atuação e representação das indústrias por meio de demandas trazidas pelos sindicatos e representantes dos setores, debatendo as melhores soluções em prol do desenvolvimento das indústrias paranaenses”, destaca.

O calendário de reuniões para 2023 será aprovado na última reunião do ano, prevista para o próximo dia 16 de dezembro. O evento será divulgado na Central de Informações para participação do Conselho de Representantes.