Energia

Copel Distribuição apresenta plano de investimentos

O superintendente da empresa, Julio Shigeaki Omori, participou de reunião do Conselho de Energia da Fiep

05/12/2022

O plano de investimentos da Copel Distribuição, incluindo o que foi realizado nos últimos anos e o que está previsto para os próximos, foi detalhado pelo superintendente da companhia, Julio Shigeaki Omori, durante a última reunião do Conselho Temático de Energia da Fiep. Ele falou, em especial, sobre o chamado Programa Transformação, que tem o objetivo de tornar a empresa a melhor e mais moderna distribuidora de energia do país, por meio de melhorias da qualidade de fornecimento, da redução de custos e da absoluta aderência regulatória.

Omori explicou que o programa é composto por três grandes projetos. O primeiro é o Paraná Trifásico, lançado no final de 2019, que tem a meta de investir um total de R$ 2,7 bilhões para construção de 25 mil quilômetros de redes trifaseadas em todo o Estado. Elas substituem as antigas redes rurais monofásicas, garantindo melhor acesso aos consumidores. “Nós temos 200 mil quilômetros de rede, e algo em torno de 120 mil a 130 mil quilômetros são monofásicos. No Paraná Trifásico, nos propusemos a fazer os 25 mil quilômetros que são os piores trechos, olhando também onde tem consumidores críticos para tentar priorizar”, disse o superintendente. Até o momento, já foram concluídos cerca de 10 mil quilômetros de redes, em mais de 300 municípios.

Outro projeto é o de Rede Elétrica Inteligente, em que serão investidos no total R$ 820 milhões para a instalação de 1,6 milhão de medidores. A iniciativa vai abranger 151 municípios paranaenses. “Em termos de área, é quase 40% do Paraná, que respondem por quase um terço dos nossos consumidores”, disse Omori. Os novos medidores automatizam o sistema, tornando-o mais eficiente, seguro e confiável. A tecnologia identifica e comunica imediatamente a Copel quando há quedas de energia. Além disso, também faz a medição automática do consumo, que pode ser controlado pelo cliente por meio de um aplicativo de celular.

O terceiro projeto é o Confiabilidade Total. “É um projeto de melhoria na confiabilidade do sistema e modernização da operação que é, para nós, um divisor de água. Criamos critérios para que tivesse qualidade no fornecimento de energia”, afirmou o superintendente. Entre outras ações, o programa inclui a aquisição e implantação de softwares que melhorem a operação da rede.

O coordenador do Conselho Temático de Energia, Rui Londero Benetti, destacou que o acompanhamento dos investimentos da Copel, especialmente em infraestrutura para melhorar o fornecimento e diversas regiões do Paraná, foi um dos motivos que levou à criação do grupo, em 2017. “O governo atual, em sua primeira gestão, teve como uma de suas metas criar o programa Paraná Trifásico. A gente vem fazendo um acompanhamento dessas obras, para verificar o que já se atingiu de metas desse programa, o que falta, qual é o orçamento do próximo ano e tudo mais”, explicou.