Telecomunicações

Workshop discute combate a crimes na área de telecomunicações

Evento articulado por Conselho da Fiep foi promovido pelo programa Descomplica Telecom

03/11/2022

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) e a Superintendência Geral de Inovação da Casa Civil (Sgi) promoveram, no dia 25 de outubro, o Workshop Descomplica Telecom – Vertente Segurança, para abordar assuntos relacionados ao combate de crimes mais recorrentes na área de telecomunicações, além das ações com o objetivo de diminuir os furtos e roubos de cabos e componentes.

O evento foi realizado em conjunto com a Conexis Brasil Digital – Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal. A articulação para organização do workshop foi feita pelo Conselho Temático de Telecomunicações da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que participa ativamente do programa Descomplica Telecom. Lançada em 2020 pelo governo do Estado, a iniciativa busca soluções conjuntas para os principais obstáculos do setor no Paraná, atuando em três frentes: legislação, segurança e conectividade rural.

O secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, afirmou que a integração das polícias durante o combate a esses ilícitos é essencial. “Para que consigamos diminuir os índices dos crimes relacionados aos furtos e roubos de cabos e componentes, a contribuição da Polícia Civil e da Polícia Militar é fundamental, pois crimes como esses prejudicam uma área que se tornou essencial”, disse.

Para o superintendente-geral de Inovação do Paraná, André Telles, o evento é de grande importância por representar a união do governo com a iniciativa privada (operadoras) na missão de efetivar melhorias e soluções práticas de combate a esses crimes. De acordo com ele, o furto de cabos em todo o Estado acaba trazendo um prejuízo muito maior do que a subtração do cabo em si, ocasionando a interrupção do sinal da conectividade, tão importante para o mundo nos dias de hoje.

“O Descomplica Telecom faz parte de uma série de ações relacionadas à desburocratização e à simplificação, para que a gente possa ter um Estado mais eficiente, mais moderno e mais inovador, conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior tanto preza", explicou Telles.

De acordo com o assessor de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Sesp, tenente-coronel Vladimir Donati, o governo do Estado inseriu o Descomplica Telecom como Plano de Ação do Programa Descomplica Paraná. “Esse projeto tem como um dos seus principais objetivos melhorar a relação das áreas pública e privada, em todos os setores produtivos”, afirmou.

Programação
O coordenador do Descomplica Paraná, Luiz Moraes, o coordenador de Infraestrutura da Conexis, Aluizio Weber Filho, e o coordenador Regional Sul da Anatel, Marcelo Martins, palestraram sobre o tema. O delegado da Polícia Civil Marcelo Magalhães e o major da Polícia Militar Ronaldo Carlos Goularte abordaram as ações das polícias no combate aos furtos e roubos na área de telecomunicações.

O evento contou também com representantes da Anatel, Claro, Conexis, Oi, Vivo, Tim, V. Tal e Serede.