Pesquisa anual da indústria paranaense está disponível para participação de empresários

27ª Sondagem Industrial da Fiep pretende avaliar expectativa do setor para 2023

03/11/2022

Já está no ar desde hoje (31/10) a maior pesquisa feita anualmente junto ao setor industrial paranaense para avaliar as expectativas e intenções dos empresários para 2023. O questionário da 27ª Sondagem Industrial tem cerca de 21 perguntas e o respondente leva em torno de 20 minutos para confirmar sua participação. O prazo para responder a pesquisa vai até 7 de dezembro, período em que a área Econômica do Observatório Sistema Fiep, responsável pela avaliação, acredita que já poderá concluir um diagnóstico com base no balanço geral do ano e das prioridades elencadas pelos gestores das empresas para o próximo ano.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destaca a importância da participação dos empresários do estado. “O resultado obtido a partir da visão dos industriais é uma importante ferramenta para que a Federação conheça intenções, dificuldades, desafios e expectativas do setor e possa assim traçar um plano de ações que atendam os interesses da indústria de acordo com as prioridades sinalizadas na pesquisa”.

“O estudo detecta informações de situações vivenciadas pelas empresas em 2022 e traz dados relevantes de estratégias adotadas, por exemplo, em relação à empregabilidade, atividade de comércio exterior, investimentos, lançamento de produtos, aposta em novos projetos e mercados, mudanças em processos e utilização de novas tecnologias”, reforça a gerente executiva do Observatório Sistema Fiep, Marilia Souza. “Estes indicadores nos ajudam a definir formas de apoiar os diferentes segmentos industriais, seja pela promoção de eventos, cursos, consultorias ou capacitações, para que possam adotar estratégias mais assertivas e eficientes no planejamento do próximo ano”, completa.

Os empresários que participarem desta edição receberão o “Relatório de Salários”, um material que apresenta a remuneração média por função em cada setor, com base nos dados oficiais da RAIS e também do CAGED, órgãos do Governo Federal responsáveis pelo levantamento dos dados do mercado de trabalho no Brasil. Além disso, terão um link de acesso exclusivo para acompanharem, em primeira-mão, o lançamento da 27ª Sondagem Industrial do Paraná, em 13 de dezembro. Os resultados obtidos serão disponibilizados aos participantes para que possam ver em detalhes todos os quesitos avaliados e saber como deve se comportar o setor em 2023.

“Não é necessário levantar nenhuma informação técnica ou complexa da empresa. A pesquisa tem como objetivo captar a percepção de como foi ano que está terminando e as expectativas para 2023”, avisa o economista e coordenador da área econômica do Observatório Sistema Fiep, Marcelo Alves. “Nossa meta é atingir o maior número possível de respondentes este ano e aumentar ainda mais o percentual de confiabilidade dos resultados”, complementa.

O acesso à Sondagem é totalmente gratuito e a Fiep segue as orientações de confidencialidade, de acordo com o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante o sigilo sobre as informações prestadas pelos participantes.

Os empresários podem acessar a pesquisa neste link ou pelas redes sociais da Federação das Indústrias.

Mais informações sobre a 27ª Sondagem Industrial podem ser obtidas pelo e-mail sondagemindustrial@sistemafiep.org.br.