Telecomunicações

Conselho discute ações do programa Descomplica Telecom

Reunião teve participação do superintendente Geral de Inovação do governo estadual, André Telles

04/10/2022

O Conselho Temático de Telecomunicações da Fiep recebeu, em reunião nesta segunda-feira (03/10), o superintendente Geral de Inovação do governo do Paraná, André Telles. Ligada à Secretaria da Casa Civil, a superintendência é a responsável pela condução do programa Descomplica Telecom, que busca resolver os principais gargalos do setor no Estado, em três frentes: legislação, segurança e conectividade rural.

Desde seu início, em 2020, o Descomplica Telecom conta com participação ativa do Conselho da Fiep, que coordena os grupos de trabalho voltados para o aprimoramento da legislação da área e para a melhoria da conectividade rural. Na reunião desta segunda, foram debatidas algumas estratégias para a retomada das atividades do programa.

À frente da superintendência desde maio, Telles afirmou que vem se inteirando sobre os temas tratados pelo Descomplica Telecom. “Em cada uma das três vertentes a gente sabe que têm processos em que o governo pode contribuir ou que faz parte. Pela superintendência, queremos deixar bem claro que a gente quer voltar a auxiliar em todo esse processo, dando a devida importância à temática da conectividade”, disse.

Sobre o aprimoramento das legislações municipais, Telles relatou que a superintendência está elaborando uma cartilha em que abordará várias questões legais relacionadas à inovação. Nesse material, que será destinado a secretários e lideranças que estão à frente de ações de inovação nos municípios, serão inseridas também informações sobre a necessidade de legislações adequadas para a instalação antenas de telecomunicação. Para isso, será sugerida a minuta de um projeto de lei proposta pela Conexis Brasil Digital, associação nacional que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade.

O coordenador do Conselho da Fiep, Pedro Américo de Abreu Junior, agradeceu os representantes do governo pela atenção que demonstram com as questões do setor. “Desde que se criou o Descomplica Telecom, temos recebido apoio e percebido vontade do governo estadual em desenvolver esses temas. São temas que têm sido recorrentes e relevantes, e ter esse apoio é gratificante”, declarou.

Workshop de segurança
Durante a reunião do Conselho, foi discutida ainda a organização de um workshop voltado para a frente de segurança do Descomplica Telecom, que tem como foco principal buscar caminhos para a redução do número de furtos e roubos de cabos e equipamentos. Um problema que compromete a prestação dos serviços de telecomunicações para empresas e toda a população.

A ser ministrado por técnicos das áreas de segurança da Conexis e das operadoras, o workshop pretende reunir representantes das áreas de inteligência e operacional das polícias Militar e Civil, além da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para que conheçam os principais problemas enfrentados pelas companhias do setor. A intenção é contribuir para a definição de estratégias de combate a esse tipo de crime no Paraná, um dos estados que, nos últimos anos, vem apresentando maior crescimento no número de ocorrências em todo o país, segundo levantamento da Conexis.