Comdefesa

Instituto do Senai vai analisar bateria usada em veículo blindado do Exército

Intenção é verificar se equipamento importado pode ser fabricado por indústrias paranaenses

01/08/2022

O Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), instalado em Curitiba, vai realizar uma análise em uma bateria utilizada pelo Exército Brasileiro nas viaturas blindadas Guarani. Apesar de ser fabricado no Brasil, o veículo utiliza uma bateria importada, o que eleva seu valor final. A intenção do estudo é analisar as especificidades técnicas do equipamento para verificar se, no futuro, ele pode ser fabricado por indústrias paranaenses, substituindo as importações.

Produzidas pela Iveco, em sua fábrica de Sete Lagoas (MG), as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal-Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani são utilizadas pelas Brigadas Mecanizadas do Exército. Até o momento, já foram entregues 550 viaturas, de um total de 1.280 encomendadas pela Força Terrestre.

Na última sexta-feira (3), uma unidade da bateria foi entregue aos pesquisadores do ISI-EQ. A articulação com o Comando da 5ª Divisão de Exército, que abrange Paraná e Santa Catarina, para que o instituto realize a análise do equipamento foi feita pelo Conselho Temático da Indústria de Materiais de Defesa e Segurança (Comdefesa). Ligado à Fiep, o Comdefesa atua para aproximar as indústrias paranaenses das demandas das Forças Armadas e demais forças de segurança, abrindo novas possibilidades de negócios para as empresas.