Construção Civil

Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil retoma atividades

Grupo redefiniu quais serão suas principais linhas de atuação

09/03/2023

O Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil da Fiep retomou suas atividades com uma reunião no dia 6 de março. O encontro, conduzido pelo novo coordenador do grupo, Rodrigo Assis, serviu para redefinir as principais linhas de atuação do Conselho, com o objetivo de melhor direcionar as demandas conjuntas do setor, que é um dos mais expressivos da indústria paranaense em termos de geração de empregos e receitas.

Participaram da reunião representantes dos quatro sindicatos empresariais que representam o setor da construção no Estado: Sinduscon Paraná, que tem sede em Curitiba; Sinduscon Norte, com sede em Londrina; Sinduscon Noroeste, de Maringá; e Sinduscon Oeste, sediado em Cascavel.

“O mais importante de reativar o Conselho é fazer o que fizemos hoje: levantar as pautas pertinentes que envolvem todo o setor no estado inteiro”, afirmou Assis. “Quando as pautas são colocadas e discutidas aqui, temos um apoio muito grande da Federação para trabalhar em cima dessas questões em nível federal, estadual e até, às vezes, municipal. Quando você une e cria um consenso, isso dá muito mais força e representatividade para o setor”, acrescentou.

Linhas de atuação
Durante o encontro, os representantes dos sindicatos apontaram várias áreas em entender ser necessária a atuação do Conselho, com o objetivo de buscar melhores condições para o desenvolvimento do segmento no Estado. Entre elas, questões ligadas ao ambiente regulatório; assuntos legislativos; questões trabalhistas; fomento econômico ao setor; vigilância tecnológica, com o objetivo de trazer novas tecnologias ao setor; missões internacionais; potencial de obras futuras, especialmente na área de infraestrutura; levantamento de dados e indicadores sobre o setor; e atração e capacitação de mão de obra para.

Também serão tratadas pautas específicas ou pontuais que surgirem ao longo do ano. A partir de agora, o Conselho Setorial da Indústria da Construção Civil deve realizar reuniões mensais para definir ações nessas diferentes frentes.