Automotivo

Conselho recebe visita de especialista alemão na área automotiva

Professor visitou indústrias e participou de eventos sobre padronização e gestão da qualidade

11/07/2023

O professor Roland Jochem, titular da cadeira de Ciências da Qualidade no Instituto de Máquinas, Ferramentas e Gestão de Manufatura, da Universidade Técnica de Berlim, na Alemanha, esteve na última semana em Curitiba. Ele veio visitar o polo automotivo do estado e participar de eventos em que foram debatidos temas relacionados à padronização, gestão, design e excelência da qualidade em processos, inovação e gestão de requisitos e de qualidade 4.0 (qualidade digital) em atividades relacionadas ao setor automotivo.

Jochem foi recebido pela equipe do Conselho Setorial da Indústria Automotiva da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e por executivos das gerências de Assuntos Estratégicos, de Relações Internacionais e do Observatório do Sistema Fiep. Também participaram o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, representantes da Fundação Araucária, de universidades, sindicatos e indústrias ligadas ao segmento automotivo.

Durante um almoço no Campus da Indústria, o professor destacou a importância da conexão e da cooperação entre empresários, academia e poder público nos debates sobre transferência de tecnologia e qualidade na indústria 4.0. Ele também elogiou a atuação do Senai Paraná na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a área.

Em uma semana de agenda cheia, Jochem visitou várias indústrias do polo automotivo paranaense e universidades. Ele também esteve no Senai Boqueirão, onde são oferecidos cursos e capacitações para formação e aperfeiçoamento profissional no setor. O objetivo da visita também foi buscar parceiros de negócio no estado.

Ao final da programação semanal, o professor agradeceu a dedicação de todos que estiveram envolvidos na organização da agenda técnica e nos projetos que conheceu e se colocou à disposição para trabalhar junto com os pesquisadores. Segundo ele, há interesse em colaborar especialmente com a UniSenai Paraná, onde ele enxerga ser um caminho importante de colaboração entre academia e indústria em prol da pesquisa e do desenvolvimento para o segmento automotivo.