Automotivo

Executivos da Renault visitam ambiente de inovação do Habitat Senai

Montadora formalizou parceria com inauguração de sala no Habitat Corporate

11/07/2023

O gerente industrial da Renault América Latina, Fabiano Ronsani Silva, acompanhado de uma comitiva de executivos franceses da companhia, esteve no dia 10 de julho no espaço de inovação do Habitat Senai Corporate, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba. Eles conheceram a estrutura e serviços de apoio oferecidos para que as empresas possam desenvolver soluções inovadoras, com base em novas tecnologias, para atender às demandas da indústria.

Durante a visita, os executivos receberam a chave da sala da montadora, formalizando assim a parceria firmada entre ao Habitat SENAI Corporate e Renault. O espaço será usado pelos colaboradores da empresa para interagirem entre si e com outras organizações num ambiente mais propício e inspirador para fomentar a inovação em seus projetos. No local, também é possível conhecer a atuação e firmar parcerias com startups e com Institutos Senai de Tecnologia e Inovação em trabalhos que tenham foco em estímulo à produtividade, ao crescimento econômico e em sustentabilidade ambiental.

Além de Fabiano Ronsani Silva, participaram do evento o Thierry Charvet, vice-presidente executivo de Indústria e membro do Conselho de Qualidade do Grupo Renault; Franck Naro, vice-presidente e chefe global de Estratégia Industrial, Engenharia de Produção e Qualidade Industrial; Mendi Ammad, vice-presidente para a América Latina; e Marguerite Prince, vice-presidente de RH do Grupo Renault.

“Para nós é muito importante conhecer de perto o ecossistema de Inovação do Habitat Senai. A Renault é reconhecida por sua atuação nessa área, por aplicar soluções da indústria 4.0 em processos, e essa conexão com outras empresas, que existe nesse ambiente, vai contribuir muito”, comentou Fabiano Ronsani Silva. Ele destacou ainda ser fundamental fazer parte deste grupo de empresas do ecossistema para terem acesso a outras novidades e tecnologias de processos. “Nossa expectativa é colocar em prática novos projetos de inovação, que identificamos como boas oportunidades de avançarmos, e aproveitar a estrutura e expertise do Sistema Fiep para trazer soluções inovadoras a serem trabalhadas dentro da nossa fábrica”, completou.

O gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, Fabrício Luz Lopes, destacou que a parceria com a Renault fortalece pilares importantes de ações promovidas pelo Habitat Corporate, especialmente envolvendo networking, parcerias, eventos, acesso a fomento para a construção de um ambiente propício para a atração de novas ideias, para o compartilhamento de conhecimento e a promoção de negócios inovadores. “A inovação é um ambiente orgânico e dinâmico que se desenrola com a interação de diferentes parceiros. Essa parceria atrai diversas outras iniciativas e empresas que somam forças para o desenvolvimento de soluções inovadoras para atender as demandas da indústria e da sociedade”, complementou o gerente executivo. “É importante destacar que temos múltiplas ações que têm sido desenvolvidas entre a Renault e o Senai Paraná, a exemplo de capacitações profissionais e do espaço colaborativo de pesquisa em parceria com o Senai, o Renault Lab”, enfatiza.