Automotivo

Conselho Setorial Automotivo fecha 2022 com saldo positivo

Na última reunião do ano foram avaliados os resultados e projetadas novas ações para 2023

16/12/2022

Na última reunião de 2022, realizada no dia 7 de dezembro, integrantes do Conselho Setorial Automotivo apresentaram os resultados alcançados pelos grupos de trabalho nas áreas de articulação e infraestrutura, PD&I e tecnologia, mercado e política de estado e recursos humanos.

Também foi discutida a nova proposta de estrutura para o ano que vem. Atualmente, são seis grupos de trabalho com ações promovidas individualmente. O report é feito mensalmente nas reuniões do Conselho. Entre as principais ações em andamento estão o projeto do Parque Tecnológico para Indústria 4.0, ideia que surgiu no grupo de infraestrutura, teve adesão de parceiros e, recentemente, assinatura de alguns contratos. Também foi levantada verba para viabilizar o projeto, cujo lançamento oficial está previsto para abril do ano que vem.

No grupo de PD&I, o destaque do ano foi o Encontro Nacional das Coordenadoras do Programa 2030 - Enacoop 2030, realizado em setembro, em Curitiba. Empresas da cadeia automotiva paranaense participaram do encontro que teve como objetivo fomentar parcerias e estimular a inovação para aumentar a competitividade da indústria automobilística do estado e fortalecer parcerias para ampliação de projetos, expandindo a atuação da Rota 2030 no Paraná. O grupo também viabilizou diversas visitas técnicas a instituições de ensino e, para 2023, já está prevista a visita do professor Jochen Roland, da Universidade de Berlin, na Alemanha.

As ações do grupo de mercado e política de estado tiveram como destaque a realização do workshop sobre o mercado de reposição de autopeças. Para 2023, a intenção é promover outro workshop, agora focado em propostas do setor automotivo direcionadas ao poder público.

A equipe de recursos humanos também foi bem ativa este ano. Além de uma ampla pesquisa com mais de 300 empresas do setor para avaliar o cenário atual e novas oportunidades, foram desenvolvidas 16 trilhas para formação em 54 cursos, além de seis trilhas com 33 cursos na área de gestão e transformação digital, metalmecânica e de autopeças. Outras iniciativas foram o lançamento da campanha de atração de talentos, o projeto Oficina 4.0, focado em empresas de reparação, e projetos como a Unidade de Tecnologia Automotiva e de parcerias tecnológicas, que devem ter sequência em 2023.

Para o próximo ano, algumas mudanças na estrutura serão implementadas. A proposta é unificar os grupos em apenas dois times. Um com mercado e política de estado, PD&I e tecnologia e articulação e infraestrutura. E um outro com grupo técnico e de recursos humanos. A ideia é ter no próximo ano, com grupos mais maduros, mais sinergia nas parcerias e projetos em andamento, fortalecimento na participação dos membros, otimização de recursos e de tempo e maior direcionamento de conteúdos.