Automotivo

Em alta, setor de veículos elétricos demanda novo perfil profissional

Fabricação de veículos híbridos e elétricos é tendência do setor, que vai precisar de mais profissionais formados para a indústria 4.0

15/08/2022

O mercado de veículos híbridos e elétricos está despontando no Brasil. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), as vendas cresceram 57,7% de janeiro a maio deste ano, com mais de 16 mil unidades comercializadas. Um crescimento que movimenta o setor automotivo e começa a desenhar um novo mercado de trabalho. “Essa tendência oferece uma enorme oportunidade para os profissionais que estão atualizados com estas tecnologias e ferramentas, permitindo uma atuação ampla em toda a cadeia produtiva e em vários segmentos, desde o desenvolvimento até operações e manutenção”, analisa Carlos Rosa, coordenador do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades da Indústria.

Há cinco anos, quando o mercado ainda era bastante incipiente, a instituição passou a ofertar um curso de pós-graduação em veículos híbridos e elétricos. De lá para cá, diversos movimentos contribuíram para que o assunto se popularizasse, com novas políticas para redução de emissões de carbono, a alta no preço dos combustíveis e os avanços tecnológicos – a indústria automotiva já consegue vender veículos híbridos a preços mais competitivos na comparação com os modelos tradicionais.

Mercado de trabalho na indústria automotiva

O cenário mundial também é favorável para o setor. É o que diz um relatório da Internacional Energy Agency (IEA): há 16 milhões de veículos elétricos circulando no mundo e as vendas atingiram a marca de 6,6 milhões de unidades em 2021. De volta ao Brasil, a indústria local destaca-se no ranking das 10 marcas mais vendidas, sendo que três estão em Curitiba e região. Por isso a oferta de formação na área acontece no lugar certo e na hora certa: “O grande potencial do setor automotivo é a difusão dos veículos elétricos, o que trará, muito em breve, uma necessidade de profissionais com formação na área e que possam colaborar nos processos de fabricação desses veículos”, observa Tiago Félix, coordenador do curso de Engenharia Automotiva das Faculdades da Indústria.

O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria, também aponta para um novo mercado de trabalho e estima que a indústria irá demandar cerda de 56.222 novos profissionais com ensino superior. Especificamente no setor automotivo, a multidisciplinaridade continua sendo a principal característica buscada pelas empresas contratantes. O coordenador Carlos Rosa destaca algumas skills: “Conhecimento em arquitetura dos veículos híbridos e elétricos, bem como aspectos de conectividade e comunicação, passando pelas tecnologias de armazenamento e fontes de energia, chegando até o conhecimento em legislação e políticas. Na pós-graduação, o aluno pode aprender áreas em ascensão, como é o caso da navegação autônoma”, pontua. As Faculdades da Indústria e demais instituições de ensino do Sistema Fiep, são 100% voltadas à preparação para a indústria 4.0.

Pensando a mobilidade do futuro

Outro tema que fomenta o mercado de veículos híbridos e elétricos é a mobilidade. Um levantamento realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) revelou que os custos anuais com transporte chegam a R$ 483,3 bilhões no Brasil. Outro estudo, feito pelo Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, mostrou que os brasileiros gastam, em média, 32 dias do ano com deslocamento. Em grandes centros urbanos, a poluição e os enormes congestionamentos afetam a qualidade de vida da população – por isso, a procura por veículos compartilhados e alugados se apresenta como uma boa alternativa, além de pesar menos no bolso em tempos de alta no preço dos combustíveis. Mas, para a consolidação do mercado de veículos híbridos e elétricos, a indústria ainda deve passar por muitas transformações. “Os sistemas de recargas precisam substituir os sistemas de abastecimento atuais, assim como as formas de energia para essas recargas, que devem ser prioritariamente renováveis e sustentáveis, assim como os sistemas de baterias com carregamento rápido e ambientalmente benéficos”, pontua Carlos Rosa.

O curso de Engenharia Automotiva das Faculdades da Indústria aproxima os alunos das empresas desde o início, com palestras e visitas técnicas. Além disso, coloca à disposição dos estudantes toda a estrutura do Centro de Mobilidade Sustentável e Inteligente, com laboratórios preparados e equipados com todos os recursos necessários para o desenvolvimento de aulas práticas. “O grande diferencial é a vivência profissional que os alunos terão ao longo dos estudos, pois temos, em todos os períodos do curso, as disciplinas que envolvem Jornadas de Aprendizagens, com temas diversos e relacionados a indústria”, diz o coordenador da graduação, Tiago Félix.

Se você ficou interessado, saiba que até o dia 26 de agosto estão abertas as inscrições da prova on-line do Vestibular de Inverno 2022 das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep. Ao todo, estão sendo ofertadas 1.101 vagas para 24 cursos sendo 12 Engenharias, uma licenciatura e sete cursos Superiores de Tecnologia, além dos já tradicionais bacharelados em Administração, Automação Industrial, Ciências Contábeis, Design de Interiores, Design de Moda e Direito, organizados entre as unidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Londrina.

O resultado obtido pelo candidato nas três últimas edições (2019, 2020 a 2021) do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), poderá ser aproveitado para ingresso nos cursos de graduação em Edital e processo seletivo exclusivo para nota ENEM.

A taxa de inscrição é gratuita e o candidato pode verificar a relação completa de cursos disponíveis para as unidades de Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, assim como o Edital do Vestibular de Inverno 2022 diretamente no site: faculdadesdaindustria.org.br/graduacao.

Clique aqui e saiba mais sobre os cursos que o Sistema Fiep oferece voltados à indústria 4.0.