Relações Sindicais

30 de dezembro de 2025

Procompi abre 4ª chamada para submissão de projetos com foco em digitalização e sustentabilidade

Compartilhe:

Iniciativa da CNI e do Sebrae, em parceria com o Sistema Indústria, recebe propostas de sindicatos até 23 de janeiro de 2026 

 

Foi aberta a 4ª chamada para inscrição de projetos no Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), iniciativa promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com as Federações das Indústrias de todos os estados. O programa tem como objetivo fortalecer a competitividade das micro e pequenas indústrias brasileiras por meio de ações estruturadas e de impacto coletivo. 

Nesta nova chamada, a CNI e o Sebrae recebem propostas de projetos com ações exclusivamente voltadas aos eixos estratégicos de digitalização e sustentabilidade. Podem participar projetos direcionados a micro e pequenas empresas industriais com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões, conforme estabelece a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/2006), respeitando também os setores e territórios considerados prioritários pelo Sistema Indústria e pelo Sistema Sebrae. 

Os projetos devem ter caráter coletivo, envolvendo um grupo mínimo de empresas, tradicionalmente entre 15 e 30 participantes, garantindo escala e impacto, não sendo caracterizados como consultorias individuais. O financiamento das iniciativas é compartilhado, com 50% dos recursos provenientes do Sebrae e 50% correspondentes à contrapartida financeira e econômica do Sistema Indústria, sendo exigida ainda uma contrapartida financeira mínima de 12,5% por parte das indústrias participantes. 

No eixo de digitalização, são elegíveis projetos voltados à digitalização de processos produtivos e administrativos, vendas e marketing digital, relacionamento com clientes, além de segurança da informação e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Já no eixo de sustentabilidade, as propostas podem abranger temas como gestão de resíduos, eficiência energética, uso racional da água e gestão de efluentes, economia circular, mitigação de gases de efeito estufa, gerenciamento de produtos perigosos, uso sustentável da biodiversidade, sistemas de gestão ambiental e práticas de ESG com predominância ambiental. 

Para a propositura dos projetos, os sindicatos interessados devem preencher o formulário auxiliar disponibilizado e encaminhá-lo à Gerência de Relações Sindicais do Sistema Fiep pelo e-mail ger.sindicatos@sistemafiep.org.br até o dia 23 de janeiro de 2026, impreterivelmente. O preenchimento do formulário deve observar atentamente as exigências e critérios estabelecidos para esta chamada. 

Mais informações sobre o Procompi estão disponíveis no Portal da Indústria, no endereço Programa de Competitividade - CNI - Sistema Indústria 

Dúvidas adicionais também podem ser esclarecidas diretamente com a Gerência de Relações Sindicais pelo e-mail ger.sindicatos@sistemafiep.org.br. 

PREENCHA O FORMULÁRIO

Formulario-Auxiliar-para-4a-chamada-PROCOMPI.docx

 

______________

FAÇA PARTE DO CANAL DE COMUNICAÇÃO DO SISTEMA FIEP 
Faça parte do Canal do Sistema Fiep no WhatsApp! Entre direto com o link: https://t2m.io/CanalComunicacao. 

Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que o Sistema Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil. 

Fique por dentro:

Fique por dentro das últimas notícias!

Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!

Fechar [x]Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná).
Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.