12 de novembro de 2021
Relações Sindicais | Piso Salarial Estadual
Piso salarial estadual é definido por empregadores, empregados e governo

Valores serão reajustados com o mesmo índice da inflação de 2021; reunião aconteceu na Sede da Fiep

Mais uma vez, a Fiep participou ativamente das negociações para o acordo do novo piso salarial estadual. Nesta quinta-feira (11), a instituição sediou a quarta reunião do Grupo de Trabalho Permanente do Piso Regional do Estado do Paraná, vinculado ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter). Em discussões entre representantes do governo, empregadores e trabalhadores, ficou definido que os novos pisos salariais do Paraná serão reajustados de acordo com a inflação, ou seja, o percentual de aumento será o mesmo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2021. Os novos valores serão aplicados entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022.

Juliana Bacarin, gerente de Relações Sindicais do Sistema Fiep e integrante do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, reforça o envolvimento da Fiep em relação ao tema e a união das entidades envolvidas nas negociações. “Novamente, a Fiep, defendendo os interesses da indústria, contribuiu de forma ativa para as discussões relacionadas ao piso salarial do estado. O resultado foi fruto de um consenso entre bancadas com representantes dos trabalhadores, empregadores e do governo”, destaca.

Assim que o INPC for divulgado, o Grupo de Trabalho se reunirá novamente para realizar os cálculos e, a partir daí, será publicado um decreto com o novo valor do piso regional. A reunião está pré-agendada para 12 de janeiro.

Apenas cinco estados brasileiros têm piso salarial regional e o valor do Paraná é o maior do Brasil. O piso da indústria em 2021 é de R$ 1.577,20. Esse valor é aplicado como salário de ingresso para todas as categorias que não têm piso definido em convenção coletiva de trabalho.

 

RELACIONADOS