29 de outubro de 2021
Relações Sindicais | por dentro do sistema fiep
Esclareça suas dúvidas em relação à Central de Informações

Por dentro do Sistema Fiep apresentou as utilidades da ferramenta e esclareceu os processos de comunicação da instituição

Para se comunicar com seus diversos públicos, o Sistema Fiep dispõe de um portfólio de canais de comunicação voltados para indústrias, imprensa, comunidade, sindicatos, colaboradores, alunos, parceiros, entre muitos outros. Esses materiais foram apresentados aos sindicatos nesta sexta-feira (29) pela coordenadora de Comunicação do Sistema Fiep, Edilane Marques, em mais uma edição do Por dentro do Sistema Fiep, que desta vez teve como foco a Central de Informações.

“Dispomos de uma revista, de uma agência de notícias, de websites, podcasts, entre muitos outros canais, e todo o conteúdo é produzido pela nossa equipe de acordo com os públicos”, explica. E para sindicatos e diretoria, que são alguns dos públicos estratégicos do Sistema Fiep, foi desenvolvida a Central de Informações, um portal que reúne, diariamente, notícias selecionadas, além de um compilado com os principais eventos da semana. Às segundas-feiras, também é feito o envio de uma newsletter e de um card de whatsapp com os principais conteúdos publicados nos últimos dias.

Lançada em maio de 2020, a Central tem como objetivo facilitar o acesso de sindicatos e diretoria aos principais conteúdos da instituição. “O canal foi pensado para atender às sugestões das entidades sindicais e dos diretores, indicadas a partir de uma pesquisa feita em 2019. Além disso, a premissa foi a de reduzir o volume de envios de e-mails e mensagens direcionadas a esse público”, destaca a coordenadora.

Dessa forma, todos os eventos e campanhas que exigem desdobramentos para as indústrias associadas são divulgados na Central juntamente com as peças editáveis – como e-mail marketing, post para redes sociais e cards de whatsapp. Com isso, é possível que os sindicatos personalizem as divulgações, inserindo a logomarca e editando algumas informações nos convites. Para facilitar os desdobramentos das peças, foi elaborado um manual de aplicação, disponível neste link.

Além disso, a equipe apresentou alguns dados de acesso originados da newsletter e do card de whatsapp, referentes ao período de janeiro a agosto de 2021. No caso da newsletter semanal, apenas cerca de 13,18% do público abre os arquivos. “A Central de Informações é um canal criado para vocês, e há vários esforços sendo feitos em relação a ela, por isso, estamos abertos a sugestões para melhorar cada vez mais a ferramenta e, consequentemente, os nossos números”, reforçou a gerente de Relações Sindicais, Juliana Bacarin. Ela também destacou que o calendário de eventos da Central tem o objetivo de suprir a demanda de informar, com antecedência, as ações relevantes para o público. Até hoje, já foram produzidas 73 edições da newsletter e 75 do card de whatsapp.

“As nossas equipes, tanto a de Comunicação quanto a de Relações Sindicais, estão abertas a sugestões de conteúdos não só para a Central quanto para os nossos diversos outros canais”, acrescenta Edilane Marques. As sugestões podem ser feitas via Gerência de Relações Sindicais ou pelo e-mail informacoescentral@sistemafiep.org.br.

Atendimento à imprensa

A apresentação também reforçou os fluxos em relação ao atendimento à imprensa, destacando que há porta-vozes específicos para os diversos temas sobre os quais o Sistema Fiep se posiciona. Por esse motivo, as demandas que as unidades ou sindicatos receberem da imprensa devem ser sempre alinhadas com a Coordenação de Conteúdo e Imprensa para alinhamento da tratativa. “O objetivo é sempre prezarmos para que as informações que divulgamos estejam de acordo com nosso posicionamento estratégico, para que o discurso fique alinhado com o que a instituição quer transmitir”, esclarece a coordenadora de Conteúdo e Imprensa.

Você pode baixar a apresentação completa neste link.

Assista, abaixo, ao vídeo da apresentação de sexta:

RELACIONADOS