13 de outubro de 2020
Relações Sindicais | CENTRAL DE INFORMAÇÕES
Central de Informações promove comunicação direta com os sindicatos

O Sistema Fiep disponibiliza muita informação importante para os sindicatos. Até pouco tempo a forma como isso chegava ao público final não era padronizada e canais variados vinham sendo utilizados com muita coisa se perdendo pelo caminho. Com o objetivo de facilitar o acesso e disponibilizar todos os conteúdos de forma organizada, foi lançada em maio deste ano a Central de Informações. Ela foi desenvolvida a partir das demandas de presidentes de sindicatos e diretoria com o propósito de concentrar em uma única plataforma notícias e comunicados de interesse. A Central de Informações foi apresentada na última sexta-feira (9 de outubro) para os sindicatos filiados à Fiep, durante um encontro virtual realizado pela Gerência de Relações Sindicais.

“Percebíamos a necessidade de haver uma comunicação mais direta com os sindicatos porque as informações mais relevantes nem sempre tinham o alcance necessário e muita coisa se perdia em meio a tantas informações”, disse Elaine Ribeiro, coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Fiep. Além disso, segundo ela, a Central veio para reduzir o grande volume de envio de e-mails e mensagens direcionadas a este público.

“Em 2019 foi aplicada uma pesquisa com integrantes da diretoria e presidentes de sindicatos para identificar a percepção sobre uma forma de comunicação mais assertiva”, lembrou Elaine.   Segundo ela, a partir do que se identificou nesta pesquisa surgiu a Central como um canal exclusivo para diretoria e sindicatos, com notícias e informações relevantes. “O objetivo principal foi centralizar tudo num mesmo ambiente para facilitar o acesso à informação”, frisou. Ela informou também que semanalmente, sempre nas segundas-feiras, uma newsletter com os principais destaques da Central é enviada por email aos sindicatos. Além disso, a Central contempla informações de diversas áreas do Sistema Fiep, assim como um calendário de eventos atualizado periodicamente.

A gerente de Relações Sindicais, Juliana Bacarin, informou que dentro da Central há uma área específica da Gerência de Relações Sindicais onde está disponível uma ferramenta para o agendamento de reuniões pela plataforma Microsoft Teams com formulário e convite, o que pode ser usado pelos sindicatos.

Canais de comunicação

Durante a apresentação, a coordenadora de Comunicação do Sistema Fiep, Edilane Marques, apresentou os diversos canais de comunicação que o Sistema Fiep mantém. Os canais são a Agência de Notícias, o Canal da Indústria no youtube, a revista Indústria em revista, o podcast Ligado na Indústria, os sites institucionais da Fiep, Sesi, Senai e IEL, o informe publicitário no G1, a rede de rádio, a coluna semanal e as redes sociais (facebook, instagran, twitter e linkedin). “O propósito do Sistema Fiep é fortalecer a indústria e a comunicação faz parte disso. É um instrumento muito importante para promover o engajamento”, destacou Edilane.

Para mais informações o email de contato da central é: informacoescentral@sistemafiep.org.br

Confira a íntegra da apresentação aqui

Assista ao vídeo com a apresentação:

RELACIONADOS