12 de maio de 2022
Relações Sindicais | boas práticas sindicais
8ª edição do bate-papo Boas Práticas Sindicais destaca resultados do Programa Brasil Mais

A oitava edição do Bate-papo virtual de Boas Práticas Sindicais realizada ontem (11) trouxe as experiências e resultados obtidos pelo Programa Brasil Mais.

O Sivale Apucarana, Sindimetal Norte, Sindimetal Paraná e Sindimetal Campo Mourão foram os convidados pela Gerência de Relações Sindicais para compartilharem seus resultados.

A primeira apresentação foi do Sindimetal Paraná, representado pela Assessora Jurídica Luciana Rocha Lopes, que abriu a conversa nos contando que “desde que lemos na Central de Informações a primeira notícia sobre o Programa Brasil Mais vimos uma oportunidade para as indústrias terem um ganho de produtividade.” As estratégias de abordagem de divulgação do Programa foram e-mails marketing, site e uma divulgação efetiva utilizando as notícias e cases do Programa que eram divulgados pela Fiep. Através de um depoimento em vídeo, o Presidente do Sindimetal Paraná, Alcino de Andrade Tigrinho completou que “as empresas realizando o Brasil Mais ganham porque terão melhorias, o sindicato ganha porque terá um associado contente ou vai gerar uma possibilidade de ter um novo associado e o governo também ganha com o crescimento das empresas”.

A segunda apresentação foi realizada pela executiva Patricia Macedo, do Sivale Apucarana, que nos contou que o Programa foi apresentado ao Prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, que comprou a ideia e adquiriu 250 vagas para que as indústrias de qualquer segmento, pudessem realizar a consultoria gratuitamente, desde que fossem associadas aos sindicatos patronais filiados a Fiep. Para que a divulgação do Programa chegasse as indústrias, foram elaborados materiais específicos, sendo publicados nas mídias sociais do Sivale e da Prefeitura. Iniciamos juntamente com a equipe do Sistema Fiep visitas as indústrias apresentando o Programa, e mostrando in loco os resultados que poderiam ser alcançados. Conforme as empresas foram finalizando o Programa, seus cases foram sendo divulgados de forma espontânea nos meios de comunicação da cidade, aumentando a procura. A presidente do Sivale, Elizabete Ardigo, finalizou dizendo sobre a importância dos resultados das primeiras empresas, que estimularam outras a participarem. A priorização das visitas por parte do sindicato foi primordial para estreitarmos o relacionamento e mostrarmos porque ser associado vale a pena.

O Sindimetal Norte, representado pela secretária Juliana Quini, em sua apresentação pontuou que o sindicato preza pela comunicação e contato frequente com os associados, utilizando as ferramentas:  e-mail marketing, coluna Café com o Presidente, WhatsApp, ligações, publicações no Facebook, Instagram e LinkedIn. Utilizamos todas essas ferramentas para divulgar o Programa, mas as ligações foram essenciais para o resultado. Finalizou dizendo: “Em tempos em que os Sindicatos precisam melhorar seus rendimentos, o Brasil Mais foi uma excelente ação. Além de ser um programa que leva resultados para as empresas, proporcionou ao Sindimetal um caixa a mais para investir na entidade. Um verdadeiro ganha-ganha!”

A última apresentação foi realizada pelo presidente Fernando Mizote, do Sindimetal Campo Mourão, que através de um movimento para a formação do “Clube de Indústrias” e da parceria com a Associação Comercial, gerou a oportunidade de ampliar o público-alvo e fomentar o associativismo. Através da parceria com a ACICAM tivemos acesso aos seus associados, o que nos permitiu o contato direto com novas indústrias e um aumento de 39% no quadro associativo do Sindimetal Campo Mourão. Aproveitamos a oportunidade desta parceria para divulgarmos o Programa Brasil Mais, que trouxe uma oportunidade de reciclagem do empresário aumento sua produtividade.

 Assista à gravação completa:

 

As apresentações estão disponíveis abaixo:

Sindimetal Paraná

Sivale

Sindimetal Norte

Sindimental Campo Mourão

***Mais informações e dúvidas podem ser direcionadas à gerência de Relações Sindicais, pelo e-mail ger.sindicatos@sistemafiep.org.br e whatsApp 41 98714-0271.

RELACIONADOS