Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Instituição foi apresentada aos sindicatos
no ‘Por Dentro do Sistema Fiep’
O Paraná é o único estado brasileiro que tem Faculdades da Indústria. Mantidas por meio de parceria entre o Senai e o IEL, são a principal referência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a oferta de programas de educação voltados à indústria no Brasil. Por meio de convênio, outros estados ofertam cursos de graduação e pós-graduação com a certificação do IEL Paraná.
A informação foi repassada por Carlos Eduardo Leite Ribeiro, gerente de negócios educacionais e regulação do IEL, no ‘Por dentro do Sistema Fiep’ desta sexta-feira (26). Além das faculdades, o IEL Paraná oferece programas de educação executiva e programas de estágio. A instituição também desenvolve cursos sob demanda, customizados para atender a necessidade do cliente.
O gerente explicou que a metodologia da instituição preconiza desafios práticos totalmente voltados ao interesse das indústrias. “Na graduação, os alunos passam parte do semestre acadêmico dentro da indústria. Eles desenvolvem um caso prático a cada semestre, solucionando um problema da empresa. Assim, ao final de uma graduação de quatro anos, eles têm em seu currículo oito casos reais solucionados”, ressaltou.
Ribeiro falou sobre as novidades da instituição, que são a pós-graduação flexível (podendo ser presencial ou online) e a escola de negócios. Nos programas de educação executiva, a instituição quer se posicionar como promotora de treinamentos rápidos voltados aos processos industriais e à liderança e gestão. Além disso, a intenção é ser um banco de conteúdo para disponibilizar às indústrias de forma que elas mesmas possam montar seu programa de treinamento, caso desejem.
Estágio
O IEL Paraná é também referência em programas de estágio, onde atua em duas frentes: gestão de contrato e recrutamento e seleção. Na gestão de contratos, a instituição faz toda a parte burocrática. O valor cobrado para a prestação deste serviço é de 10% da bolsa auxílio para as empresas e 8% para os sindicatos, conforme explicou Anne Lis Pessoa da Silva, analista da gerência de Educação/IEL Estágio.
Segundo ela, no trabalho de recrutamento e seleção, a empresa contratante tem acesso ao banco de currículos mantido pelo IEL e a instituição faz a seleção, de acordo com o perfil e a necessidade da empresa, além de aplicar testes e realizar entrevistas.
Pós-graduação em negociação coletiva
Durante a apresentação do IEL, foi solicitado pelos sindicatos o desenvolvimento de uma pós-graduação EAD (ensino à distância) em negociação coletiva, que é hoje uma das principais necessidades das entidades sindicais. O gerente Carlos Eduardo Leite Ribeiro informou que o curso é viável e será desenvolvido, podendo ser lançado a partir de abril.
Saiba mais em: https://www.ielpr.org.br/
Assista à apresentação clicando AQUI.
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS IEL - ESTÁGIOS
Responda nossa pesquisa de satisfação clicando AQUI.
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!