Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!
Agora mais do que nunca a transformação digital
é essencial para a sobrevivência dos negócios. Se isso já era necessário antes, neste
cenário de pandemia ficou evidente e se tornou muito mais enfático. Quem não for digital, simplesmente
vai deixar de existir. A afirmação, do gerente de negócio do Instituto Senai de Inovação
do Sistema Fiep, Felipe Couto, abriu o webinar “O Novo Normal é Digital”, realizado pela gerência
de Relações Sindicais da Fiep na última quarta-feira, 29 de julho. A iniciativa teve o objetivo de desmistificar
o tema ‘transformação digital’ para os sindicatos filiados à Fiep.
“Percebemos que o uso de ferramentas digitais é algo que os sindicatos não dominam. Já havia um interesse no tema e, com a pandemia, isso cresceu exponencialmente”, destaca a gerente de Relações Sindicais, Juliana Bacarin. “Nosso intuito é apoiar os sindicatos a se reinventarem nesse período”, afirma. A gerente explica que não só por conta da pandemia, mas pela própria necessidade de sobrevivência financeira, imposta pelo fim da contribuição sindical compulsória, essa reinvenção é fundamental. Para ela, o primeiro passo é a transformação digital. “Os sindicatos que são vistos como entidades de valor por seus associados são aqueles que apresentam a informação num formato eficiente, que chega onde tem que chegar. Desta forma, as ferramentas online são muito mais adequadas”, destaca. “A gerência de Relações Sindicais está à disposição para apoiar os sindicatos neste sentido”, acrescenta.
Experimentação – No webinar, a consultora em gestão da inovação do Sistema Fiep, Sabrina Levinton, provocou os participantes a experimentarem. “Criem esse desafio para vocês, testem. O momento é de experimentação, não existe inovação se a gente não testar”, ressaltou. Segundo ela, não precisa adotar todos os procedimentos em um único momento, mas pode começar com o que é viável e o que é pontual. “A realização de um webinar, por exemplo, é algo alcançável. A digitalização de documentos é um pouco mais complexa, mas também possível”, disse. De acordo com a consultora, o importante é permitir que mais pessoas gerem conteúdo e conhecimento e, ao mesmo tempo, se alcance um número maior de pessoas neste contexto.
A palestra abordou três tópicos: Tendências, Conexões e Como fazer um webinar. Foram esclarecidos conceitos como ‘chat bot’ (canal de comunicação com o cliente) e ‘inbound’ (conteúdo). “O webinar tem sido uma das ferramentas mais usadas. Trata-se de um seminário para fins comerciais ou educacionais transmitido por meio de uma plataforma online”, esclareceu Sabrina. Durante a apresentação, os sindicatos receberam um passo a passo de como realizar seu próprio webinar, como: escolher a plataforma, definir um tema, estabelecer uma data e horário, criar uma landing page e fazer um roteiro.
Participação – O webinar “O Novo Normal é Digital” teve a participação de 58 sindicatos, o que representa 60% das entidades filiadas à Fiep. O presidente do Sindicato da Indústria da Madeira de Imbituva (Simadi), Paulo Pupo, diz que o desafio para os sindicatos aumentou. “Se reinventar usando ferramentas digitais será fundamental para o reforço e consolidação de cada sindicato”, destaca. Segundo ele, o webinar foi muito importante porque nivelou as informações a todas as entidades. “Todos estamos aprendendo, é uma novidade, um desafio e eventos como este são de grande valia para o setor sindical”, pontua.
Você pode assistir ou rever o conteúdo no vídeo abaixo:
Fique por dentro das últimas notícias!
Quer receber, em primeira mão, as matérias do Sistema Fiep? Inscreva-se agora mesmo na nossa newsletter exclusiva!