2 de junho de 2022
relatório de sustentabilidade | Corporativo
Sistema Fiep divulga seu Relatório de Sustentabilidade

Desde 2010 o Sistema Fiep divulga seu Relatório de Sustentabilidade, a fim de mostrar a transparência na condução das ações promovidas por suas casas, Sesi, Senai, IEL e Fiep, considerando aspectos como gerenciamento de riscos sociais, ambientais e de governança.

O relatório é um resumo anual dos resultados do Sistema Fiep e contempla informações relacionadas às ações de todas as casas. “O ano de 2021 seguiu com um panorama desafiador para pessoas, organizações e toda a sociedade. Mesmo com esses desafios, a indústria paranaense continuou em processo de recuperação após os prejuízos registrados no início da pandemia”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, enfatizando o crescimento relevante de 9% nos níveis de produção e o saldo de empregos gerados no setor, que dobrou em comparação com o ano anterior, totalizando mais de 46 mil novos postos de trabalho no Paraná. “Fiel a sua missão de apoiar a indústria, especialmente nesse momento de retomada, o Sistema Fiep intensificou seus serviços e ações que resultassem em ganhos reais de competitividade para o setor”, completa.

Em 2021, mais de 6 mil indústrias foram atendidas pelos serviços ofertados, nos 41 municípios em que possui unidades fixas ou ainda nos 135 em que atuou por meio das Unidades Móveis. O Sistema Fiep também passou por um amplo processo de reformulação de seu modelo de gestão, alinhando ainda mais seus serviços às reais necessidades das indústrias, colocando como prioridade a sustentabilidade da entidade.

No ano passado, houve também a reestruturação da área comercial com a definição de estratégias de abordagens locais e ações comerciais específicas para cada segmento de atuação, com potencialização do Contact Center e do novo canal, Alô Indústria, para a captação de novos clientes e atendimento de pessoa física e pessoa jurídica em todas as linhas de atuação.

Quando o assunto é representatividade e defesa dos interesses da indústria, a Fiep mais uma vez teve um papel ativo, com destaque para a participação na Missão Dubai, maior missão empresarial brasileira já realizada a um país árabe. A agenda incluiu rodadas de prospecção de negócios, networking empresarial, visitas técnicas e busca de oportunidades de investimentos em Dubai.

As tratativas com o Governo Federal e Estadual para discussão do novo modelo de pedágio no Estado do Paraná, bem como a prorrogação de incentivos fiscais para diversos setores industriais e ações voltadas ao tema energético, com foco na eficiência energética e geração distribuída, estiveram presentes nas preocupações com a defesa dos interesses do setor industrial.

Olhando para a sociedade e as dificuldades que vieram com a pandemia, realizou a campanha Essencial é Viver, mobilizando empresas e pessoas físicas para arrecadar mais de 115 mil itens que ajudaram a minimizar os impactos sociais da pandemia. Outra ação realizada, arrecadou mais de R$ 1 milhão em equipamentos e materiais para apoiar os municípios nas ações de prevenção, tratamento e vacinação contra a Covid-19. “Iniciativas como essa reforçam nossa atenção à responsabilidade social e aos princípios do Pacto Global, do qual somos signatários”, afirma o presidente.

Entre outras iniciativas de destaque de 2021, está a consolidação do programa Brasil Mais, que objetiva aumentar a produtividade das indústrias. Durante o ano, mais de 580 empresas paranaenses foram atendidas, obtendo um aumento de produtividade médio de 47%. O Senai no Paraná renovou seu modelo de educação e ensino, apresentando um novo portfólio customizável. Já o Colégio Sesi se transformou em Colégio Sesi da Indústria, alinhando sua proposta pedagógica com a diretriz nacional do Ensino Médio com formação técnica.

Confira alguns resultados alcançados em 2021:

- mais de 71 mil matrículas gratuitas, que contribuíram para o aumento da escolaridade da população e crescimento econômico do estado;

- cerca de 52.500 certificados de origem emitidos;

- mais de 10 mil matrículas de educação básica;

- e mais de 21 mil de educação continuada;

- em torno de 165 mil vacinas foram aplicadas;

- cerca de 511 mil exames de auxílio diagnóstico realizados;

- aproximadamente 13 mil exames de prevenção de câncer;

- cerca de 124 mil matrículas de aperfeiçoamento e especialização profissional;

- 23 mil matrículas de qualificação profissional;

- mais de 44 mil horas de consultoria em tecnologia e inovação;

- mais de 155 mil horas em PD&I.

 

Modelo e indicadores

O relatório segue as normas estabelecidas pela Global Reporting Initiative (GRI) e a metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC), já adotada para a divulgação das informações de gestão, conforme orientações de boas práticas do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

*** A versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2021 está disponível aqui.

RELACIONADOS