11 de junho de 2021
Corporativo | Relatório Anual
Sistema Fiep divulga Relatório Anual de Resultados

O Sistema Fiep lança hoje o Relatório Anual de Resultados. A publicação é realizada desde 2010, como Relatório de Sustentabilidade, e em 2020 trouxe a visão de Relato Integrado, agregando elementos que apresentam as ações promovidas pela entidade considerando aspectos como gerenciamento de riscos sociais, ambientais e de governança, além da contribuição à sociedade a partir das iniciativas realizadas. Trata-se de um balanço anual da gestão que contempla informações relacionadas às ações das entidades que compõem o Sistema Fiep (Fiep, Sesi, Senai e IEL) dentro da perspectiva da sustentabilidade.

“Mesmo diante de um dos períodos mais desafiadores da história, o setor industrial do Paraná conseguiu superar 2020 com avanços. A indústria foi o segmento que mais gerou empregos no Estado no ano passado (24.799 novos postos de trabalho) e respondeu por quase metade das vagas abertas pelas empresas paranaenses no ano”, declara o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

A publicação traz como um dos destaques as iniciativas do Sistema Fiep para apoiar as indústrias durante a pandemia. Entre elas, a compra de 24 toneladas de Tecido Não Tecido (TNT), repassadas a empresas do vestuário para produção de oito milhões de máscaras cirúrgicas, o auxílio às indústrias para produção de álcool 70% e álcool em gel, e para a fabricação de camas hospitalares, além do suporte na manutenção de respiradores e para realização de exames diagnósticos e testes rápidos de Covid-19. O Sistema Fiep apoiou ainda startups no desenvolvimento de projetos de combate à pandemia.

Principais números

Em 2020, as ações educacionais do Sistema Fiep resultaram em aproximadamente 80 mil matrículas efetivadas em educação profissional e tecnológica do Senai; mais de 36 mil na educação básica e continuada do Sesi, incluindo a EJA; 4 mil na educação superior e executiva pelas Faculdades da Indústria, além da inserção de mais de 1.700 estagiários no mercado de trabalho por intermédio do IEL. Na área de segurança e saúde, o Sesi atendeu quase 400 mil trabalhadores em seus programas. Em tecnologia e inovação foram 250 mil horas de consultorias do Senai dedicadas às indústrias. E a Fiep emitiu mais de 50 mil certificados de origem, contribuindo para a internacionalização das empresas paranaenses.

A gerente executiva de Apoio à Gestão do Sistema Fiep, Nicole Maccali, destaca a importância da publicação para a sociedade. “O relatório demonstra a atuação conjunta das quatro entidades e a complementariedade entre elas no desenvolvimento das indústrias e da sociedade. São ações estratégicas nos setores de educação, saúde e segurança, tecnologia e inovação, cultura, internacionalização, além da atuação em conjunto com o poder público”.

*** A versão completa do Relatório Anual de Ações 2020 está disponível aqui.

RELACIONADOS